PRIMEIRO CENTENÁRIO
DO REGICÍDIO
1 de Fevereiro de 1908
....................................



IN MEMORIAM

..............................


D. CARLOS I

..............................

D. LUÍZ FILIPE

.................................

O REGICÍDIO DESCRITO POR D. MANUEL II(Documento)

http://historiaaberta.com.sapo.pt/lib/doc012.htm

http://historiaaberta.com.sapo.pt/lib/doc012a.htm

O REGICÍDIO - Um video , 3:16min.

http://videos.sapo.pt/OuULMSr6j4VlPN5gzTlK

THE DAVOS QUESTION

DAVOS QUESTION – SABEM O QUE É?

À PRIMEIRA VISTA É MAIS UMA, SÓ MAIS UMA, INICIATIVA, PROVAVELMENTE GERADA EM BOAS INTENÇÕES MAS QUE, TAL COMO TANTAS OUTRAS BEM INTENCIONADAS IDEIAS, NÃO PASSARÁ DISSO NEM FARÁ ALGUÉM GANHAR O CÉU.

SABE-SE LÁ POR QUÊ, APERCEBI-ME DE QUE ESTAVA A “DAR-ME AO TRABALHO” DE PENSAR UM POUCO MAIS E MAIS A SÉRIO SOBRE O ASSUNTO.

ENTÃO VEIO-ME Á MEMÓRIA O PRÉMIO NOBEL DA PAZ DE 2006 – MUHAMMAD YUNUS , MUITO ESPECIALMENTE, UMA ENTREVISTA QUE LHE FIZERAM DURANTE A QUAL EXPLICOU COMO “ACONTECEU” A SUA IDEIA E O GRAMEENBANK FOR THE POOR.



NÃO SERÁ FREQUENTE – AS IDEIAS EXTRAORDINÁRIAS NÃO SÃO FREQUENTES, SÃO EXTRA-ORDINÁRIAS – MAS POR VEZES AS BOAS INTENÇÕES SÃO CONSEQUENTES. CLARO QUE PARA ISSO TÊM, EM PRIMEIRÍSSIMO LUGAR, DE SER PRATICÁVEIS E EMBUTIDAS DE VONTADE: A MELHOR INTENÇÃO, OU IDEIA, NUNCA SERVIRÁ PARA COISA ALGUMA SE NÃO FOR POSTA EM PRÁTICA.

NO CASO DE MUHAMMAD YUNUS NEM HOUVE UMA IDEIA DA QUAL SE EXTRAIU UMA PRÁTICA; HOUVE SIM A CONSTATAÇÃO, POR PARTE DE UM PROF. DOUTORADO EM ECONOMIA, DE QUE OS SEUS CONHECIMENTOS, TEORIAS E ENSINO UNIVERSITÁRIO NÃO ESTAVAM A AJUDAR EM NADA A ECONOMIA DO SEU PAUPÉRRIMO PAÍS, EM NADA CONTRIBUÍAM PARA MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA DAS PESSOAS.
SAINDO PARA UM TRABALHO DE CAMPO APERCEBEU-SE DE QUE PODIA AJUDAR TODAS AS PESSOAS DA ALDEIA ONDE ACABAVA DE EFECTUAR UM ESTUDO – DE FACTO, ALI MESMO NAQUELE MOMENTO… E -LO!
DAÍ NASCEU A SUA MIRACULOSA IDEIA E, POUCO MAIS TARDE, O GRAMEENBANK. DAÍ… DE UMA CABEÇA PENSANTE, UMA INTENÇÃO E UMA ACÇÃO

VOLTANDO AO PRINCÍPIO: THE DAVOS QUESTION:


"What one thing do you think that countries, companies or individuals must do to make the world a better place in 2008?"



DE ONDE VEIO? DE QUEM? COMO E A QUEM SE RESPONDE? QUAL O OBJECTIVO?

NÃO QUERO INTERPOR UMA OPINIÃO PESSOAL NAS RESPOSTAS A ESTAS PERGUNTAS. NÃO VOU DIZER MAIS NADA, SE VOS INTERESSAR SABERÃO COMO PROCURAR.SÓ PARA NÃO DIZEREM QUE É MÁ VONTADE DEIXO UM VIDEO E UNS LINKS* QUE ME PARECEM BONS PONTOS DE PARTIDA, VERSANDO ASPECTOS DIFERENTES DE UMA MESMA QUESTÃO, A DE DAVOS.

"CLIQUEM", VÃO SURPREENDER-SE COM QUANTOS “WORLD LIDERS” LEVARAM A COISA MUITO ALÉM DAS BOAS INTENÇÕES.

http://www.youtube.com/thedavosquestion

http://www.weforum.org/en/index.htm

http://www.davosconversation.org/

http://googleblog.blogspot.com/2007/12/davos-question.html

(*se não funcionarem podem sempre copiar para a “barra de endereço”, ?)
È ESATTAMENTE COSÌ





Gostar de ser Português/a, nos nossos dias é uma prova de resistência...
Mas enfim, vou resistindo e ainda gosto; e gosto dos Portugueses.
Não gosto de viver em Lisboa, não gosto da maior parte dos Lisboetas: são malcriados, agressivos, egoístas, pindericamente arrogantes. Perderam o sorriso e a ternura no olhar, a amabilidade desinteressada. O "fenômeno urbano" não é original, os franceses estão pior do que nós: têm os Parisienses...
Mas...
Se escolhesse outro país da Europa para viver seria a Itália - os Nórdicos são fixes mas faz muito frio, não sabem beber e são demasiadamente disciplinados para o meu feitio. Tenho de reconhecer que gosto mesmo da indisciplina (e comida) dos latinos.



Vem tudo isto a propósito de um hilariante, e realista, filme-animado dedicado às diferenças entre "O Europeu" e o "europeu-italiano". Claro que os tipos que fizeram o filme nunca devem ter estado em Portugal... Digo eu...
"Apanhei-o" no blog de uma prima minha. Desta vez não resisti e "roubei-lho", mas foi por uma boa causa, foi para o "trazer" para os meus amigos.
Não deixem de ver, fica o "link" .



http://tcc.itc.it/people/rocchi/fun/europe.html