Eu sei... Eu sei que a Terra nunca está em paz. Eu sei que a cada Natal há focos de escuridão onde a
Luz, dia após dia, não consegue penetrar. Eu sei...
Mas este ano é diferente
É diferente por quê? Porque é a Ucrânia? Porque é a Europa? Porque nos toca por razões económicas, energéticas e outras questões contabilizáveis?Não, é diferente porque toca a cada um de nós, em particular na Europa mas também além dela, porque estamos em dívida para com a Ucrânia, para com o seu povo como um todo.
O povo ucraniano oferece-nos, a cada dia, o seu corpo e a sua alma como um escudo de protecção daquilo que mais queremos preservar: a Paz, as nossas vidas, o nosso quotidiano, a nossa Liberdade, tudo o que nos permite, melhor ou pior, reunir os nossos em torno de uma mesa de Natal onde, com mais ou menos, colocamos uma refeição quente, abrimos sorrisos nas nossas crianças, consolamo-nos no brilho das luzinhas que nos rodeiam. A cada um dos momentos, em que usufruímos do que um país em paz e não ameaçado pela subjugação, a Ucrânia está presente. É o nosso Presente - num Natal diferente de todos os outros.
Tenhamos consciência disso ou não
"In Wikipedia"
Shchedryk ("Bountiful Evening") é uma shchedrivka ucraniana, ou canção de Ano Novo, conhecida em inglês como "The Little Swallow". Conta a história de uma andorinha voando para uma casa proclamando o ano abundante e generoso que a família terá. O título é derivado da palavra ucraniana "abundante". A música é baseada num canto folclórico tradicional cuja linguagem foi considerada como tendo propriedades mágicas. '
Sem comentários:
Enviar um comentário