Está bem, amanhã eu calo-me com os futebóis mas hoje ainda estou a cair em mim e a regozijar-me com uma merecidíssima e sofrida vitória.
Empatamos com quem empatou connosco, vencemos uns outros e nenhum nos derrotou.
É o nosso país pequenino ser Grande, é a capacidade de acreditar, de manter o sonho a ser sonhado, de lutar sem desistir, de não vacilar perante o descrédito alheio.
É saber vencer sem fanfarronices, sem violências de conquistador arrogante, é festejar sem agredir nem humilhar.
Esta é uma vitória importante para nós, portugueses, porque nos lembra de que somos capazes, tão capazes quanto quaisquer outros, bastando para isso que nos lancemos à obra de cabeça erguida, sem queixumes sobre a dor que a luta da vida implica. E que lutemos, juntos, como onze milhões em campo.
Em tempos idos conquistamos mundos, hoje precisamos reconquistar a nossa fé em nós próprios, no nosso país, nas nossas capacidades e possibilidades,
Sim, conseguimos, se a tal nos propusermos.
Obrigada rapazes por nos trazerem este orgulho de sermos exactamente quem somos, nem mais nem menos.
________________________________________
Deixo aqui algumas palavras que Pepe disse ontem pouco depois do final do campeonato que me tocaram especialmente pelas emoções e sinceridade que deixam transparecer:
"Ontem, antes do jogo, dissemos que íamos lutar, dar tudo pela nossa nação, iríamos trabalhar e ser humildes. Dentro de campo cada um é o treinador, o mister planeia uma tática, uma ideia, mas nós dentro de campo temos de fazer da melhor maneira possível, o mérito está também nos jogadores, no espírito de sacrifício que tivemos, na humildade."
"Eu acho que essa vitória foi de pura humildade, porque nós representamos o povo português, o povo é isso, humildade, trabalho. Tentámos representar o nosso país da melhor forma possível. Nós tínhamos um objetivo, este jogo era muito importante para Portugal, o povo, os emigrantes e para nós também enquanto futebol português. Não é por acaso, é fruto de muito trabalho, tivemos um foco e esse foco foi conseguido."
. .
8 comentários:
Este espírito tem de ser aproveitado e replicado. Estamos a sentir uma Nação a ter orgulho nela própria e, vejam só, unida por uma equipa de futebol. Para mim é algo estranho mas, se é por esta via, que seja! Parabéns a Portugal e aos portugueses que, nos quatro cantos do mundo, sentiram o peso de um jogo que extravasa em muito a actividade desportiva. Também uma referência ao mundo do atletismo nacional que, no Campeonato da Europa de Amesterdão, conquistou 3 medalhas de ouro e 2 de bronze. Estas vitórias foram e são realmente importantes. Saibamos nós aproveitá-las para outros desígnios.
Peço desculpa pelo engano. No Campeonato Europeu de Atletismo, Portugal conseguiu 3 medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze...
É verdade, esta última semana foi de ouro para o desporto português. Temos uma timidez intrinseca que não nos ajuda a auto-estima. O futebol tem uma audiencia e visibilidade que brilha de forma muito especial, não se esconde, grita aos quatro ventos. Que esta "causa" não seja inconsequente
Laurus nobbilis,
Até os pombinhos andam na maior...
http://observador.pt/2016/07/12/portugal-e-campeao-de-columbofilia/
E ontem demos 6 a 1 à Espanha em hóquei em patins, no Campeonato da Europa. O Marcelo vai ter de arranjar muitas medalhas de comendador. Realmente é fantástico o que o futebol pode mover... Eu nem gosto muito, mas realmente devia-se estudar o fenómeno. Ontem ouvi o hino nacional durante o jogo de hóquei. Nunca tinha ouvido tal coisa, excepto em França durante este europeu, em que os nossos compatriotas radicados por lá o cantaram. Se é através do desporto, que seja! Ainda faltam os Jogos Olímpicos, a Volta a Portugal, ganharmos o europeu de hóquei e, se calhar, mais algumas coisa que me está a escapar... E no cometário anterior, esqueci-me de duas medalhas de ouro na canoagem, recentemente ganhas!
E verdade, os lusitanos andam imparáveis. Tem aí uma falta imperdoável: uma bancada cheia de portuguêses que entoaram o hino enquanto a nossa bandeira subia ao centro por magia do Carlos Lopes nos Olímpicos de Los Angeles.
Pode ser que a moda pegue e passem a notíciar ruidosamente os excelêntes feitos ciêntíficos de dezenas de portuguêses por este mundo em vez de tomarmos conhecimento por discretas notícias em redes sociais.
(Pois, o Marcelo anda todo contente, nem tem de ter imaginação para mais tempo de antena, saiem-lhe os "actos de generosidade" por conta dos feitos alheios)
Não se importa de pôr na conta s.f.f.?
http://www.jn.pt/desporto/interior/portugues-campeao-do-mundo-de-maratonas-btt-5250146.html
Maratona btt... Com o estado das estradas em Portugal e com as obras em Lisboa, todas ao mesmo tempo, não admira que os portugueses estejam treinados em terrenos mais acidentados... Parabéns ao campeão!
Enviar um comentário