::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

ENQUANTO A EUROPA DORMIA

«A Rússia é um império enorme e antigo que impõe e merece respeito.
Os americanos gostam de mostrar poder e de falar com a voz mais alta.  Quando se trata de governação a nível mundial ainda não estão preparados. Precisam de uma força mais experiente e antiga para os guiar e orientar». Winston Churchill em conversa com Isabel II após o ensaio americano da bomba de hidrogénio em 1952

-----------<0>-----------  

10 de Setembro de 2025
Fonte: BBC, entre outras 

 A Polônia abateu drones russos sobre seu espaço aéreo na madrugada de quarta-feira, informação das Forças Armadas polacas, marcando a primeira vez que Varsóvia atacou meios russos desde o início da guerra na Ucrânia. O Comando Operacional das Forças Armadas Polacas declarou que o "espaço aéreo do país foi repetidamente violado por drones,  acrescentando que "foram usadas armas e estão em andamento operações para localizar os alvos abatidos.
Este é um acto de agressão que representou uma ameaça real à segurança de nossos cidadãos"

Foto Reuters
Segundo o Comando Operacional das Forças Armadas Polacas, foram accionados jactos da Polónia e de aliados da NATO em resposta aos ataques com drones e mísseis da Rússia  contra a Ucrânia perto da fronteira polaca. 
Quatro aeroportos na Polónia foram fechados, incluindo o Aeroporto de Varsóvia,  devido a "actividade militar" enquanto os sistemas de defesa aérea e de reconhecimento por radar baseados em terra foram colocados no mais alto nível de prontidão de resposta"

 Warsaw, Poland, September 10, 2025. REUTERS

O ministro da Defesa polaco, Cezary Tomczyk, informou: "O presidente e o primeiro-ministro polacos foram notificados de que uma operação para neutralizar objectos que violaram o espaço aéreo está em andamento. Todos os serviços estão activos".

O primeiro-ministro Donald Tusk confirmou que a operação militar de resposta estava em andamento "relacionada a múltiplas violações do espaço aéreo polaco" e que a Polónia está "em constante contacto com o comando da NATO e as Forças de Defesa Territorial foram activadas"

Estes ataques acontecem após o anúncio feito por Donald Tusk na semana passada:
«Na sexta-feira, manobras russo-bielorrussas, muito agressivas do ponto de vista da doutrina militar, começam na Bielorrússia muito perto da fronteira com a Polônia. Por razões de segurança nacional, fecharemos a fronteira com a Bielorrússia, incluindo as passagens ferroviárias, em conexão com as manobras Zapad na quinta-feira à meia-noite»
Os exercícios militares conjuntos de larga escala russo-bielorrussos Zapad 2 que começaram na sexta-feira, levantaram preocupações de segurança não apenas na Polónia como também nos países vizinhos da NATO, Lituânia e Letônia.

----------<0>----------

Nos EUA, que conta com menos 5 horas em Washington relativamente à Europa, o clima é de agitação. O congressista republicano Joe Winston fez um apelo público a Trump; agradeceu aos aliados da NATO,  chamou Putin pelo nome (criminoso de guerra), reclamou a imposição das sanções à Rússia (que permanecem há meses na gaveta da Sala Oval) e o fornecimento de armas à Ucrânia com capacidade de ataque para dentro do território russo. E acrescentou:

«Putin está testando directamente a nossa determinação na defesa do território da NATO. Putin declarou que " A Rússia não conhece fronteiras".  As nações livres e prósperas ensinarão a Rússia acerca de fronteiras »

----------<0>----------

A Força Aérea Ucraniana informou na app de mensagens Telegram que drones russos voavam para oeste ameaçando a cidade polaca  de Zamosc e que pelo menos um drone ia em direcção à cidade de Rzeszow. O Aeroporto de Rzeszów-Jasionka, no sudeste da Polónia, que também foi fechado esta noite, tem sido um centro logístico da NATO para a ajuda à Ucrânia, embora os Estados Unidos tenham retirado suas forças da base no início deste ano, e da actual Administração Trump...
Esta informação na Telegram foi posteriormente retirada. A pedido?
----------<0>----------
Esta actividade militar na Polónia ocorre menos de uma semana após Putin ter estado na China com Xi Jinping e Kim Jong Un  numa demonstração de unidade entre aliados com várias semelhanças entre si. 
Depois da reunião, a Rússia executou os maiores ataques aéreos contra a Ucrânia desde a invasão há mais de três anos. No último fim de semana utilizou mais de 800 drones no seu maior ataque, até o momento, atingindo pela primeira vez o edifício do governo em Kyiv onde se situa o gabinete do primeiro-ministro e vários ministérios.
Estes ataques, e a reunião na China, ocorreram menos de um mês após a cimeira entre Putin e Trump no Alasca, que terminou sem qualquer acordo mas com vários negócios apalavrados.

Este 10 de Setembro não irá ser um dia como os outros.

Nota de rodapé - Por mero acaso, na véspera deste ataque sub-reptício à Polónia, Netanyahu resolve atacar a delegação do Hamas para conversações de paz no Catar . Parece que estava a adivinhar "Amanhã, americanos e europeus vão ter mais com que se preocupar"

Sem comentários: