::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

SOBERANIA, IDENTIDADE? SIM, MAS DEIXEM LÁ ISSO AGORA

 Em 2020 o André dizia, encrespadíssimo, que ia exigir a Santiago Abascal, líder do Vox, que retirasse Portugal do "mapa de Espanha" tal como figurava no cartaz da plataforma “España Existe”
Abascal defendia, e defende, a inclusão de Portugal, assim como de Andorra e de Gibraltar, numa Península Ibérica unificada, com o slogan “España existe”, ironicamente sob o lema " Por um governo que respeite a Constituição e a Soberania". 
Pergunto eu, a soberania de quem?

André Ventura diz que irá exigir retirada de Portugal do mapa de Espanha ao líder do Vox- in Jornal Económico, 6 Jan.2020


Pois, mas isso foi em 2020... 

Em 2025, no fim de semana passado, o André foi a Madrid para participar num encontro promovido pelo Vox, o "Europa Viva 25". Líders europeus não estavam por lá muitos mas Viktor Orban não faltou. 

Também não faltou o André, falando em espanhol,  a apelar à prisão do primeiro-ministro espanhol: «Temos de atirar Pedro Sánchez para a prisão, pois é assim que se tratam os criminosos. Para a prisão! Para a prisão!»; Assim, ali, preso e julgado como criminoso enquanto André esfregou um olho. O crime? Bem, o crime não foi especificado, foi nomeado e basta.
E não faltou o elogio fúnebre a Charlie Kirk: «Foi morto porque dizia aquilo em que pensava. Morreu para nos defender e por nós, pelos nossos valores e pela nossa identidade." Mostrou o quanto violentos, o quanto assassinos se podem tornar aqueles que defendem o que a esquerda defende». Não! Foi morto por um miúdo de extrema-direita que vivia obcecado com ele, quanto aos valores e identidade, André, fala por ti.

Então e o mapa? Sim, o mapa de Santiago Abascal?  

Bem, não se pode ter oportunidade para tudo, "first things first", não se vai estragar uma festa tão bonita, com o Santiago tão bem disposto e tão amigo por causa de um desenho. 

A Constituição e a Soberania, os Valores e a Identidade... Isso são outros quinhentos, deixem lá isso agora, hoje é dia de festa e as nossas almas cantam.



.

Sem comentários: