::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

"KEEP CALM AND F*** THEM ALL"

 

"KEEP CALM AND CARRY ON", frase frequente e erradamente atribuída a W. Churchill, foi impressa num cartaz por ordem do governo britânico em 1939 para ser distribuído no caso de a Alemanha vir a invadir a Grã-Bretanha: Como tal não aconteceu o cartaz acabou por cair no esquecimento e só veio a ser "descoberto" em 2000.

Veio a tornar-se viral a frase icónica da fleuma britânica na II Guerra

Vem isto a servir de introdução a uma situação trágica e selvagem que ocorreu ontem, dia 24, no Mar Negro na pequena ilha de Zmiinyi, com 48Kms, ao largo da costa ucraniana e que estava ocupada por 13 soldados ucranianos - aparentemente uma força ameaçadora para a Rússia...

A pequena ilha foi bombardeada e todos os 13 soldados pereceram. Porquê? Porque recusaram entregar-se, e responderam, verbalmente, em conformidade.


Deixo a transcrição e um vídeo com o áudio da rapidíssima troca de palavras ocorrida antes do bombardeamento.
Esta será provavelmente a frase icónica desta guerra absurda e violenta; por mim já a adoptei






Zelensky afirmou: Morreram heroicamente e vão ser condecorados postumamente com o título de "Herói da Ucrânia".»

--------------------------------------------------

Não resisto a deixar também uma fotografia tirada ontem numa das manifestações anti-guerra que tiveram lugar na Rússia. Desconheço o fotografo o local e a pessoa fotografada mas a sua expressão e a situação tocaram-me profundamente, é emocionalmente devastadora. 
Sem mais...




Sem comentários: