.

.
.
.
.
.

75 ANOS APÓS A VITÓRIA - NEVER AGAIN

E UMA PRENDA DO GCHQ

A última mensagem nazi interceptada pelos ingleses na II Guerra foi divulgada hoje, 8 de Maio, dia em que se cumprem 75 anos sobre a Vitória dos Aliados na Europa.

A 7 de Maio de 1945 um oficial nazi, o Tenente  Kunkel, enviou uma mensagem aos seus camaradas de armas antes de fechar de vez a rede de comunicações alemã e se render às forças britânicas
"British troops entered Cuxhaven at 14:00 on 6 May -- from now on all radio traffic will cease -- wishing you all the best. Lt Kunkel.  "Closing down for ever -- all the best -- goodbye."
 "As tropas britânicas entraram em Cuxhaven às 14:00 do dia 6 de maio - a partir de agora todo o tráfego de rádio cessará - desejando-lhe tudo de melhor. Tenente Kunkel",
 "Fechando para sempre - tudo de bom - adeus."



A mensagem, divulgada pelo GCHQ -  Government Communications HeadQuarters - uma das organizações de Inteligência e e Segurança  britânicas que teve um papel de primeira linha durante a II Gerra na descodificação das mensagens alemãs e que contou com o insubstituível  trabalho de Alan Turing que criou o computador que em 1940, nas instalações secretas de Bletchley Park (Buckinghamshire, a noroeste de Londres) e decifrou os códigos da "indecifrável" maquina codificadora alemã Enigma.



Sem comentários: