::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

EBOLA VENCIDO?

Noticiado hoje pela CNN:

Um medicamento experimental, um serum denominado ZMapp, foi enviado na quinta-feira da passada semana para a Libéria e administrado ao Dr. Kent Brantly e a Nancy Writebol, os dois missionários americanos que contraíram o vírus Ebola.

Aparentemente o medicamento funcionou, as condições físicas de ambos melhoraram.
O Dr. Kent Brantly, quando da sua chegada ao Emory University Hospital em Atlanta , saiu da ambulância que o transportara desde o avião pelo seu pé como se pôde ver em muitos noticiários.
Nancy Writebol é aguardada amanhã, terça-feira.


Este serum é a combinação de anti-corpos mono-clonados gerados por três ratos expostos ao Ebola e actua evitando que o vírus penetre e infecte novas células (células ainda não infectadas).

Foi acordado que a primeira a ser injectada seria Nancy porque Kent, sendo mais jovem, teria melhores condições para suportar a presença do vírus; porém a situação de Kent de repente piorou de forma assustadora, passou a ter sérias dificuldades respiratórias e foi imediatamente decidido que seria ele o primeiro a ser tratado.
Apenas uma hora após a administração do medicamento a sua condição melhorou drasticamente, a sua respiração tornou-se mais fácil e o rash cutâneo no seu corpo e cara desapareceram. Um dos seus médicos descreveu esta transformação como "milagrosa".
Na manhã seguinte Kent conseguiu tomar um duche sem ajuda e embarcou no avião-ambulância que o levou para os EUA.

A reacção de Nancy não foi tão marcante mas três dias depois recebeu uma segunda dose do serum que originou uma melhoria significativa do seu estado clínico.

O ZMapp foi criado por um laboratório de bio-tecnologia sediado em San Diego, a Mapp Biopharmaceutical Inc.
Ainda não se encontra aprovado para uso humano nem passou ainda pelo processo de testes clínicos necessário. Obviamente que ambos os missionários foram informados dos potenciais riscos envolvidos e deram o seu consentimento para a administração do fármaco.

De acordo  com a documentação da Mapp Biopharmaceutical Inc., 
  • Quatro macacos infectados com Ebola receberam este serum que foi administrado 24 horas após a infecção e todos sobreviveram; 
  • Outros quatro macacos também infectados foram tratados 48 horas após a infecção e destes sobreviveram dois. 
  • Um macaco que foi infectado e não tratado morreu cinco dias após a infecção.
Nancy terá recebido a primeira dose do tratamento nove dias após ter apresentado sintomas de doença.
Estima-se que Nancy e Kent terão contraído o vírus 10 e 7 dias, respectivamente, antes de terem sido injectados.

Desde há anos que se vem tentando, sem êxito encontrar uma vacina; é possível que este serum de anti-corpos venha lançar uma nova luz nesta busca.


Nancy Writebol trabalhou durante 14 anos com orfãos e crianças vulneráveis em África, foi também missionária no Equador. 
Desde Agosto de 2013 que se encontra na Libéria com um grupo de missionários que trabalham com a "Samaritan's Purse".



Dr. Kent Brantly, de 33 anos, foi para a Libéria há cerca de um ano, com a mulher e duas crianças, para servir durante dois anos como médico-missionário residente no âmbito da  Samaritan's Purse.
Inicialmente trabalhava como clínico-geral mas quando se deram os primeiros casos de Ebola tomou a seu cargo a direcção clínica do Centro de Gestão de Ebola da Samaritan's Purse.
Enquanto médico-missionário já trabalhou no Uganda, Honduras, Nicarágua, Tanzânia e Haiti.

Sem comentários: