::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

O INVESTIGADOR E O TROCA-TINTAS

Lembram-se de Bob Woodward? Sim, esse, o daquele explosivo duo Bob Woodward e Carl Bernstein (Os Homens do Presidente) que investigaram e publicaram as "bombas" do Watergate sob os bons auspicios e coragem da proprietária do Washington Post, Katharine Graham.


Pois bem, Woodward está prestes a lançar um novo livro: "FEAR", título inspirado numa notável declaração de Trump em 2016 durante uma entrevista com o próprio Woodward e o repórter do W.P.  Robert Costa :

“Real power is, I don’t even want to use the word, ‘Fear.’ ” 

Depois de cerca de 40 livros, dos quais 8 sobre presidentes dos EUA - de Nixon a Obama - chegou a vez de se debruçar sobre Trump.
Como em todas as situações anteriores semelhantes tentou falar com Trump, durante meses. Trump encolheu-se, é doido e ignorante mas não tão ignorante que não saiba que não tem arcaboiço para tropedear Woodward; este conhece Washington D.C. por dentro e por fora como poucos jornalistas (diria como poucas pessoas) e tem uma vida, uma cabeça e uma bagagem que, por respeito para com ambos, não se devem comparar.
Trump evitou Woodward durante meses, talvez tentando atrasar a publicação do livro ou mesmo evita-la (vindo dali admite-se tudo). Azar! O livro sai dentro de dias e já faz sorrir uns e rugir outros. 

O Donald está acagassado (perdoem o termo mas é o apropriado). Sabe que Woodward não é um pivot da Fox News a quem dê a volta ou mande calar por via do patrão; é um homem batido, respeitado, incólume a escândalos e com uma credibilidade testada ao longo de 50 anos de carreira.

A 14 de Agosto resolveu telefonar-lhe. Woodward atendeu e pediu licença para gravar a conversa. Foram 11 minutos de troca de respeitosas palavras entre o Investigador e o Troca-tintas. 
A transcrição e o áudio desta conversa são, por agora, um testemunho de mais do mesmo, já ninguém se surpreende; dentro de alguns anos, quando (se) regressarmos à normalidade em termos de decoro da imagem presidencial, será um documento destes loucos dias que vive a América e, mais concretamente, "O estranho caso do ilusionista da Casa Branca".
A não perder num site perto de si

Deixo-vos o áudio e e link para a transcrição
Como brinde deixo-vos também o link para um artigo de hoje, 4Set., no Washinton Post sobre Woodward, o novo livro e a Casa Branca dos nossos dias



Sem comentários: