::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

A MAQUINETA MARAVILHOSA

 Este é um tipo de post pouco habitual por estas paragens mas decidi escrevê-lo porque hoje pensei: "Se eu soubesse disto há mais tempo...)

Há uns poucos meses, durante este Inverno, entupiu-se o ralo de escoamento do terracinho. Complicado... Água com uns poucos centímetros de alagamento, o céu a dizer "espera aí um bocadinho que já vai chover outra vez" e dois cães, às vezes três, que não se inibem de cumprir as suas vontades.

Atirei-me à net e fui buscando desentupidores rápidos, rápidos era a chave da questão. Após dois ou três telefonemas lá arranjei um "profissional" que viria em pouco tempo começando por 30 euros de deslocação e depois logo se vê o orçamento. Expliquei que a coisa não me parecia complicada de resolver, apenas complicada se não fosse resolvida mas o "profissional", obviamente patrão, não se comoveu e insistiu que só vendo faria um orçamento. Pois é sabido que a necessidade faz a sujeição.

Já chuviscava outra vez e anunciava-se uma noite de chuva forte... Está bem, se em menos de uma hora está cá, venha de lá

Uma hora e pouco depois ligou-me um sujeito dizendo que tinha chegado; apareceu-me um peso-pesado com um saco de ginásio numa das mãos e uma maquineta leve na outra. Foi analisar o imbróglio, abriu a água da mangueira, fechou-a e disse com ar de cirurgião vascular: "Ora são duzentos-e-não-sei-quantos-euros" (muitos, na prática eram 300)

Kêêê?!?!, esganicei eu incrédula. Pois minha senhora, é o valor de tabela, dizia ele sem me olhar nos olhos. Tive um difícil momento de introspecção: 30 euros da deslocação + uma noite de chuva + um terraço a virar esgoto... Está bem, isso é um abuso mas eu preciso do serviço e o seu patrão conta com isso. Avance lá...

Fiquei ali especada a observar a cirurgia vascular. O peso-pesado adaptou uma borracha ao ralo, ligou a maquineta que tinha na mão, fez 4 ou 5 disparos de gatilho e em menos de três minutos resolveu o berbicacho. Eu estava atónita!
Peço desculpa mas eu quero corrigir-me, isso não é um abuso, é um roubo. O senhor não terá culpa mas o seu patrão é um mestre do assalto ao enrascado;  a mim ninguém me ensinou a sacar 300 euros em menos de três minutos. Pois... mas é o preço da tabela, dizia o peso-pesado quase a meter-se pelo cano abaixo.

Vou lá dentro buscar o dinheiro, passe-me uma factura se faz favor... Hhaaa, com factura tem de acrescentar o valor do iva... Ia-me dando uma coisa! Números redondos 370euros. Devo ter mudado drasticamente de cara porque o peso-pesado deu dois passos para trás

Já à saída da porta, aparentemente encolhido sob a carga da minha assertiva respinguice em que a palavra roubo fazia de pontuação,  o  peso-pesado pedia desculpa, dizia que não podia fazer nada, se a senhora ligasse directamente para mim... Para aquele telemóvel de onde lhe liguei quando cheguei... Percebe o que quero dizer?... Percebo, percebo mesmo muito bem.

 Mais um gajo honesto cheio de vontade de ajudar o próximo...

Mas esta história tem um final feliz.

Ao contrário da minha experiência anterior, que envolvia um profissional com uma guia metálica comprida que utilizava num processo mais desagradável e moroso, aquela maquineta e uma acurada observação motivaram-me a tornar-me técnica  de desentupimentos.
Ainda possuída pela fúria, mal pus o peso-pesado porta-fora, atirei-me ao computador e fui em busca do milagroso utensílio; no essencial trata-se de uma pistola de ar comprimido adaptada à função que tem. Achei e comprei. E guardei para um dia de obstrução

Hoje, quando fui mangueirar o terraço comecei a sentir as botas molhadas... Outra vez!!!
Muito pêlo de cão, muito pó amarelo do Sahara, terra das ventanias e até alpista das lavagens da gaiola dos periquitos.
Empunhei a maquineta, menos sofisticada, sem bateria, e vai disto. Ma-ra-vi-lha! Quatro disparos depois, em melhor tempo do que o "profissional" peso-pesado com ar de cirurgião vascular, a água corria ralo abaixo num gratificante glu-glu. Uma verdadeira sniper da canalização.  

Abençoados 10 euros !!! (sim 10 euros, com iva)

Aos meus amigos com dramas de entupimentos recomendo vivamente por duas razões:
- Primeiro porque é fácil e eficaz
- Segundo porque não lhes vá calhar um gatuno em hora de aflição

Ah se eu soubesse há mais tempo...

Sem comentários: