::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

WELL DONE JOE!

 Há muito quem tome Joe Biden por parvo; será?

Achar que os outros são parvos é uma forma fácil de nos sentirmos espertos, fácil mas pouco acurada. Há muito quem o seja, não falta por aí é gente meia-parva, completamente parva e parva só às vezes mas o que caracteriza a parvoeira não é aquilo que vemos em Biden e que leva, de forma algo leviana ou meramente pré-concebida, a inseri-lo nesse largo grupo.

Biden tem uma maneira de falar um tanto arrastada que por vezes o faz parecer lento, hesitante...  Joe teve um problema sério de gaguez quando era novinho, que controlou com perseverança e coragem, mas a coisa está lá. Também tem as emoções à flor da pele e frequentemente  diz o que lhe vai na cabeça num disparo de rajada; como todos sabemos, palavras impensadas nem sempre ajudam. Além disto já não é um menino mas ser idoso nunca foi sinónimo de "estar parvo", como tanta gente toma por certo. A verdade é que ninguém nasce ensinado e a aprendizagem, geradora de sabedoria, não tem limite de idade, creio que bem pelo contrário.

E era aqui que queria chegar para daqui partir.

Biden pode parecer parvo mas é sabido, muito sabido. E sensato. E nunca desiste.

E experiente, muito experiente.

Estreou-se com 29 anos no Senado, uma casa composta quase por definição por cabelos brancos ou mensalmente pintados e por lá trabalhou de 1966 até 2009, quando se tornou vice-presidente dos EUA (2009/2017). Esteve 8 anos no Comité  Judicial do Senado. Esteve 12 anos no Comité de Política Externa do Senado - um painel legislativo e conselheiro permanente  estabelecido pelo Congresso e pelo Senado e o único com poderes para delinear e deliberar tratados e outras formas de lei;  em ambos os casos presidiu ou foi líder de grupo, consoante o partido democrático estivesse em maioria ou minoria. Tem uma experiência diplomática incomparável e lidou com alguns dos mais difíceis líders e conflitos mundiais.

Tomá-lo por parvo será muitas vezes um dos maiores favores que lhe serão feitos e meio caminho andado para levar a sua avante. Se se concorda ou não com o que ele  pretende é outra questão mas não o subestimemos, Joe é um tipo esperto e perseverante tocando as raias da teimosia com um ar ingénuo.


No meu post de há 5 dias, «Nancy e os "chips", que fique claro» versava sobre as razões que levaram Nancy Pelosi a Tawain; obviamente não vou voltar ao assunto, está mesmo aí abaixo e bem claro. Há 5 dias dizia eu da vital importância dos "chips", dos semicondutores. Quando digo vital estou a ser literal: no mundo de hoje, e de amanhã, é uma questão de vida ou morte

Pois bem, Nanci deixou Taiwan, e as visitas à TSMC, na passada quarta-feira dia 3;  
Esta terça-feira, 9, Biden assinou o “CHIPS and Science Act”.
A lei que dedica quase 53 mil milhões de dólares ao investimento, produção e desenvolvimento de pesquisa de semicondutores e 200 mil milhões de dólares averbados nos próximos 10 anos. Mais... Passou a ser proibida a exportação para a China de material e equipamentos para o fabrico de chips de 14 nm, dificultando drasticamente a vida à principal fábrica de chips chinesa, a SMIC, assim como às fábricas em solo chinês da TSMC, o "monstro" dos semicondutores nascido e radicado em Taiwan"
Entretanto para 2025 está programada uma total reviravolta do tipo de chips a invadirem o mercado: passarão a ser de 2nm, com uma potência avassaladora, produzidos pela TSMC e, tudo indica, pela Samsung, ambas actualmente a investir fortemente em solo norte-americano

Os chineses não gostaram... Segundo o porta-voz dos Negócios Estrageiros a China considera a nova lei :
«Uma ameaça ao comércio e um ataque aos negócios chineses». 
« Vai interromper o comércio internacional e distorcer as cadeias globais de fornecimento de semicondutores» 
E... «A China opõe-se firmemente»



Mr President, 
I drink to that

Well done Joe !

Sem comentários: