::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

20 DE JULHO DE 1969


A propósito da primeira alunagem, que faz hoje 54 anos, acabo de ler:

«Apollo 11 foi um voo espacial tripulado norte-americano responsável pelo primeiro pouso na Lua.»
Até aqui é mauzote mas, enfim, tolera-se. E continua:
«Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin alunissaram o módulo lunar Eagle em 20 de julho de 1969»
Depois sumariza diversas informações em português macarrónico e sai-se com esta:
«Eles retornaram em segurança e amerissaram no Oceano Pacífico»

Amerissaram referir-se-á a amarar em águas territoriais AMEricanas? Haja pachorra!

"Armstrong e Aldrin passaram um total de 21 horas e meia na Lua até reencontrarem-se com Collins."

Até reencontrarem-se e até falarem-se, com alegria, presumo 

A coroa de glória atribui à tradução das palavras de JFK:
".../... em 1961 pelo presidente John F. Kennedy de "antes de esta década acabar, aterrissar um homem na Lua e retorná-lo em segurança para a Terra".

Esta pérola continua mas não li mais, as práticas masoquistas não são o meu forte. Se vos der a curiosidade, ou uma legítima vontade de confirmar tanto disparate, esta joia da literatura encontra-se aqui: Apollo 11 – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

E pronto, perdi a paciência para revisitar aquela emocionante primeira alunagem na madrugada de 20 para 21 de Julho quando a minha mãe me foi buscar à cama dizendo: "Acorda e vem ver uma coisa de que nunca mais te vais esquecer".  Tinha razão, fascinada bebi com os olhos cada momento daquela aventura fantástica. 

E pensar que ainda hoje há por aí umas amibas bípedes que (se) alimentam congeminações sobre a "fraude que é a ida à Lua". Há hominídeos assim, incapazes de se elevarem acima do chão que pisam (numa Terra plana) ou acima do palavreado que ouvem (com orelhas longas)

Felizmente também há pessoas que, com a elevação das suas asas, dão asas ao mundo. 

Bem hajam, obrigada.

Sem comentários: