«É isto que o regime quer para os Portugueses.
Venham todos! Restauradores, Lisboa.
Isto está a correr muito bem, não está?»
Um vídeo, que reproduzo lá abaixo, foi originalmente publicado no Twitter por um irlandês em Março passado sem qualquer comentário político;
Agora, em Junho, foi re-twittado com a frase em epígrafe encabeçando o vídeo, multiplicou-se pelo Facebbok e afins - como sendo a filmagem de um desacato violento na Praça dos Restauradores, em Lisboa, provocado por "imigrantes"
Lamentável.
clik p/ aumentar |
É a estratégia, ainda mais do que uma mera intensão, que é lamentável, e perigosa; e manipuladora.
É assim que a extrema-direita se auto-promove, a verdade, os factos, são-lhe alheios desde que resulte. E resulta porque as pessoas acreditam, não verificam. Assim foi feito em França com resultados que estão à vista, resultados perigosos porque onde não há meio-termo impera o radicalismo; Em França, na Áustria, nos EUA, um pouco por toda a Europa... As campanhas de desinformação estão em alta, não interessa minimamente o que é real, interessa criar medo, instabilidade, ódios, gerar confrontos, manipular as pessoas emocionalmente, a maior parte das opções de voto são emocionais. À esquerda ou à direita os extremos cada vez mais se tocam no que concerne a objectivos: a U.E. que se lixe, a NATO que não nos contrarie, entregues a nós próprios é que estamos bem, amigos só os que pensam como nós e não venham cá com críticas ao regime porque nós é que sabemos o que é melhor para todos
Voltando à frase que acompanha o vídeo:
«É isto que o regime quer para os Portugueses. Venham todos!
A actual coqueluche da extrema-direita é um cerimonioso "mudança de regime", uma expressão para dizer com punhos de renda "Temos de acabar com esta mania da democracia, mãe de todos os males que nos cercam". Já por aqui disse, e repito, os autocratas são exímios em esquecer que uma autocracia só poderá ser favorável aos que estiverem de acordo com as regras da casa e, esses, reza a história, tendem a ser progressivamente desfavorecidos, à excepção de meia-dúzia que conferem apoios económicos e mandam nas finanças. Mais, no mundo sócio-político nada é constante, muito menos eterno.
De há uns tempos para cá tem sido frequente a evocação de uma citação de Churchill, que era mais esperto do que o diabo, sobre o que disse da democracia depois de ter perdido as eleições, poucos meses após a vitória dos Aliados:
“Democracy is the worst form of government – except for all the others that have been tried.”
Quanto ao Venham todos... Quem o publicou "só queria enfatizar ironicamente a abertura aos imigrantes", claro, não passaria pela cabeça de ninguém tratar-se de um convite ao confronto, lá agora...
Pois, mas não houve confronto, a ideia é "se não há tem de se arranjar"
E qual é a verdade? O que aconteceu de facto?
No primeiro fim de semana de Março passado, duas equipes estrangeiras vieram a Lisboa disputar, com o Sporting e com o Benfica, eliminatórias para a Liga Europa; não, as equipes não eram do Bangladesh nem do Nepal, eram italianos do Atalanta e escoceses do Glasgow Rangers.
Vá-se lá saber porquê, talvez devido ao grau alcoólico das lusas imperiais, os adeptos italianos acharam por bem invadir o hotel onde se hospedavam os adeptos escoceses. Envolveram-se ao estalo e bateram em retirada mal ouviram as sirenes da PSP.
É a parte do estalo italo-escocês que se vê no vídeo, publicado como se ocorrido agora, mostrando "imigrantes em actos de violência"
Tenho dito e chega, perdão, basta
Happening Now!!
— Max Feehan (@Max_F123) March 6, 2024
Lisbon - Rossio Square#Lisbon #Lisbonportugal pic.twitter.com/l3BlHczyN6
Sem comentários:
Enviar um comentário