::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

E VÃO 3... MAU, MAU...

«No primeiro dia do ano, mais de cem mil peixes apareceram mortos no Rio Arkansas, perto de Ozark, depois de uma chuva de pássaros mortos ter afectado a cidade de Beebe, também naquele estado norte-americano. Alguns peixes já foram recolhidos para serem analisados.
Foi aberta uma investigação para apurar a“chuva de aves”– tordos-sargentos e pássaros-pretos-da-asa-vermelha
.

O jornal «Arkansas Times» avança que os pássaros poderão ter sido atingidos por granizo a altitude elevada. Entre outras teorias, surge também a possibilidade de que o fogo-de-artifício da passagem do ano tenha surpreendido as aves enquanto voavam

O fogo de artifício e o granizo...Pois. E os peixes tinham ido ver o fogo de artifício quando foram surpreendidos pelo granizo, é? A mania que os peixes têm de ir fazer a passagem d'ano fora... da água.


«No entanto, isso não explica o que aconteceu com os peixes, que curiosamente apenas foram de uma só espécie, o que sugere que não se terá tratado de qualquer intoxicação devido a descargas poluentes ou outras espécies também haveriam perecido.»
In "Ciência Hoje"


_________________________________

«Cerca de 500 pássaros morreram na madrugada de segunda-feira no estado norte-americano de Louisiana (por coincidência é um Estado vizinho do Arkansas), num incidente que as autoridades locais atribuíram a uma colisão com linhas de alta tensão.

Os pássaros - estorninhos e melros - foram encontrados numa estrada junto à cidade de Baton Rouge, a 480 quilómetros a sul de Beebe, no estado de Arkansas, onde mais de cinco mil aves haviam sido encontradas mortas no sábado.

As autoridades do Louisiana descreveram a proximidade das duas "chuvas de pássaros" como uma coincidência.»

"Não encontrei, por enquanto, nada que ligasse os dois casos", disse o veterinário Jim LaCour à agência noticiosa norte-americana AP.

LaCour acrescentou que pelo menos alguns dos pássaros mortos terão embatido contra linhas de alta tensão.

O biólogo Dan Cristol disse à AP que os pássaros provavelmente já estavam doentes ou assustados por algum outro fenómeno: "Eles não se atiram contra as linhas só porque sim."

«Irão ser realizados outros exames para despistar outras causas, mas as aves sofreram traumatismo físicos agudos que levaram a hemorragias internas e à morte. Não há qualquer sinal de doenças infecciosas ou crónicas», refere o relatório.
In TVI24

____________________________________

Na Suécia, 4 de Janeiro...

«As autoridades suecas encontraram esta quarta-feira cerca de cem pássaros mortos, perto da cidade de Gotemburgo. No fim-de-semana passado, aconteceu um caso semelhante nos Estados Unidos.

As aves foram encontradas mortas junto a uma estrada em Falköping. O porta-voz local da protecção civil disse à agência France Presse que a causa de morte dos pássaros ainda não era conhecida e que alguns corpos seriam autopsiados.»
.../...

«As mortes abruptas de grandes bandos de pássaros não são invulgares, "O que não é comum é não se saber as causas", disse hoje à agência Luís Costa, director da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que mantém contactos com colegas norte-americanos, " e continua à espera de mais informações sobre os incidentes nos EUA.»
Lusa, 5 Jan

____________________________________

«Um outro caso foi denunciado por uma mulher do Kentucky, que diz ter encontrado vários pássaros mortos no seu quintal esta segunda-feira.»
In TVI 24 - 5Jan
__________________________________

NÃO SEI PORQUÊ MAS TENHO A SENSAÇÃO DE QUE ALGUÉM ANDA A BRINCAR COM COISAS DAS QUAIS NÃO QUER CONTAR NADA A NINGUÉM



Sem comentários: