O dia D, o princípio do fim da II Guerra, foi há 70 anos - 6 de Junho de 1944.
Cento e sessenta mil soldados aliados e sete mil embarcações constituíram a Operação Neptuno: os aliados invadiam cinco praias da Normandia, pelo mar e pelo céu.
Poucas horas depois cerca de 10 mil soldados aliados e quase 9 mil alemães haviam morrido.
Dois dias depois 2.500 civis franceses morreram durante os bombardeamentos da batalha da Normandia.

veículos militares e 570 mil toneladas de mantimentos através do canal da mancha, utilizando-se de aviões, navios o porto flutuante
Durante a madrugada de hoje, 70 anos depois, 20 minutos de fogo de artifício explodiu nas 5 praias da invasão da Normandia.
Tudo mudou? Não, nem tudo...
A Grã-Bretanha e os Estados Unidos continuam iguais a si próprios.
A Alemanha é presentemente um dos mais fortes aliados da Europa
A Rússia, nunca integrada no conceito europeu, desgastada e isolada pelos anos de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, é agora presidida por um ex-KGB - se é que é aplicável o sufixo ex quando referimos o KGB - que, provavelmente saudoso da sua URSS, tem sonhos expancionistas e isola a Mãe-Rússia.
Putin, o conquistador - Real Gana, 16Março14
Putin, o conquistador - Real Gana, 16Março14
E a França? Por vezes pergunto-me que devaneios político-culturais congelaram a evolução da mente colectiva dos franceses como se tivessem ficado cristalizados no Maio de 68.
Quando, em inequívoco uníssono, os países que integram o G8 sancionam a Rússia após a ocupação da Crimeia ucraniana, passando assim a G7 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e EUA - com a participação da União Europeia) , a França faz "uma manobra comercial paralela à sua concordância" e mantém a venda à Rússia de dois navios de guerra, não fazendo sequer menção de suspender a negociata. Não comento porque não me quero irritar.
Haja calma, sabedoria, diplomacia... e força
Mas haja também bom senso e a consciência de que a época das ditaduras vê o seu fim, nem que seja à força.
3 comentários:
Minha querida amiga, só uma pequena correcção:
É operação Overlord e não Neptuno.
bj
Caríssimo desconhecido, que me chama sua querida amiga (e eu fico aos papeis sem saber quem me escreve),
apesar de o desembarque na Normandia ser frequentemente referido como "Operação Overlord", a operação foi, na realidade, chamada Operação Neptuno. O desembarque foi originalmente conhecido como Overlord, mas em Setembro de 1943 o nome de código foi alterado para Neptuno, e a partir desse momento, Overlord passou a ser usado para se referir a estratégia dos Aliados no Noroeste da Europa.
A Operação Overlord é a caracterização de toda invasão da Normandia; a Operação Bodyguard é uma operação falsa que tinha como objectivo a desviar a atenção do exército alemão. A Operação Neptune refere-se à missão que levou o exército aliado à costa da Normandia.
Enviar um comentário