::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

UM NATAL... DIFERENTE

 Eu sei... Eu sei que a Terra nunca está em paz. Eu sei que a cada Natal há focos de escuridão onde a
Luz, dia após dia, não consegue penetrar. Eu sei...

Mas este ano é diferente

É diferente por  quê? Porque é a Ucrânia? Porque é a Europa? Porque nos toca por razões económicas, energéticas e outras questões contabilizáveis?

Não, é diferente porque toca a cada um de nós, em particular na Europa mas também além dela, porque estamos em dívida para com a Ucrânia, para com o seu povo como um todo. 

O povo ucraniano oferece-nos,  a cada dia, o seu corpo e a sua alma como um escudo de protecção daquilo que mais queremos preservar: a Paz, as nossas vidas, o nosso quotidiano, a nossa Liberdade, tudo o que nos permite, melhor ou pior, reunir os nossos em torno de uma mesa de Natal onde, com mais ou menos, colocamos uma refeição quente, abrimos sorrisos nas nossas crianças, consolamo-nos no brilho das luzinhas que nos rodeiam. A cada um dos momentos, em que usufruímos do que um país em paz e não ameaçado pela subjugação, a Ucrânia está presente. É o nosso Presente - num Natal diferente de todos os outros. 

Tenhamos consciência disso ou não 



Shchedryk ("Bountiful Evening") is a Ukrainian shchedrivka, or New Year's song, known in English as "The Little Swallow". It tells a story of a swallow flying into a household to proclaim the plentiful and bountiful year that the family will have. The title is derived from the Ukrainian word for "bountiful". The song is based on a traditional folk chant whose language was thought to have magical properties.
"In Wikipedia"
Shchedryk ("Bountiful Evening") é uma shchedrivka ucraniana, ou canção de Ano Novo, conhecida em inglês como "The Little Swallow". Conta a história de uma andorinha voando para uma casa proclamando o ano abundante e generoso que a família terá. O título é derivado da palavra ucraniana "abundante". A música é baseada num canto folclórico tradicional cuja linguagem foi considerada como tendo propriedades mágicas. '

.

A TÍTULO DE CURIOSIDADE

Foi o Marquês de Pombal que nos arranjou esta negociata;

Mais de três séculos depois estamos em larga vantagem, exportamos para o UK muito mais Vinho do Porto do que importamos de lá lanifícios
e
convenhamos, é um orgulho ver um rótulo destes, ah pois, não é para todos.


 

AS MENTIRAS DO OCIDENTE

O que diz a imprensa russa sobre como estão a  viver os britânicos:

Será para os russos pensarem na sorte que têm?

Ahh as mentiras do Ocidente... 😎 

A VERSATILIDADE DO VERBO "ESBARDALHAR"

 Que ele se tenha esbardalhado escada a baixo é coisa que tenho vindo a aguardar, impacientemente, há muito tempo

Que ele se tenha esbardalhado pelas calças abaixo é um extra, um mimo, a suprema humilhação para um desalmado esbardalhador que tem esbardalhado por tudo quanto é sítio por onde passa

Diz a lenda que por onde o cavalo de Átila passava não voltava a crescer erva;
Por onde este desalmado passa há esbardalhice mas, desta vez, "caiu em si " 

Apenas uma dúvida me assalta: 
ele esbardalhou as calças e, por se ter esbardalhado, foi-se esbardalhando escada abaixo 
ou
primeiro esbardalhou-se pela escada e, por isso, ficou esbardalhado?

 



POR RESPEITO E ADMIRAÇÃO

 A Liberdade não é, em parte alguma do mundo, um bem estável e definitivo, é uma preciosidade da qual não devemos desviar os olhos nem baixar a guarda; a sua conquista, e reconquista, são das lutas mais dignificantes que os seres humanos podem e devem travar

Pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes, para povos diferentes mas é embutida de uma dignidade intrínseca sem a qual não é Liberdade

O povo iraniano está a travar uma dura e letal batalha por uma existência mais digna e plena
(acredito que outros lhes sigam o exemplo estremo)

Estas meninas estão plenamente conscientes da ameaça negra que paira sobre elas e merecem todo o respeito e admiração

Por elas só posso manter a esperança de que permaneçam vivas, nas suas casas e que não sejam sujeitas a violações e tortura como vem sucedendo com tantas outras, em particular com as corajosas e indomáveis mulheres curdas


Iran’s female basketball team posted a picture on social media without their hijabs.


«The coaches stand in the center, wearing an all-black ensemble. Uploading the picture on her Instagram handle, Jamami penned an empowering note for Iranian women as they protest to break free from the country’s oppressive regime.

“Teach your daughter that such things as gender roles are nothing but nonsense. Teach them you are valuable and irreplaceable. If you're told otherwise, don't believe it.” she wrote. “Tell them "don't hide your self. Stand up, hold your head high and show them what you got! Tell them you are powerful and capable you are a woman of freedom,” Jamami added in the caption. 

Shared on Sunday, the Instagram post has gathered more than 25,000 likes and over 3,800 comments so far. It has been widely appreciated by users of the platform, who have called the move bold and courageous. “Brave and proud lady. Thank you for teaching freedom to our girls,” one user said in Persian.»





DIZ-ME COMO VOTAS...

 Não é pela novidade, é para que fique registado, para que não passe em branco

De vez em quando, na vida, no mundo, perante a dignidade, perante o carácter, há situações que não se compadecem com a neutralidade nem com a abstenção; situações em que não há gradações de cinzento, ambiguidades inocentes, ou são brancas ou são pretas e qualquer evocação de daltonismo não passa de uma ocultação mal-amanhada de interesses e compactuações inconfessos.


Hoje foi votada no Parlamento Europeu a declaração da Rússia como Estado patrocinador de terrorismo e a denuncia dos ataques russos à Ucrânia como actos de terror e crimes de guerra.

A resolução, não vinculativa, foi aprovada com 494 votos a favor, 58 contra e 44 abstenções.

Não me vou debruçar sobre o peso avassalador das inúmeras e diversas razões que sustêm esta resolução, são óbvias e visíveis para todos, também para os que as negam

Dos 9 euro-deputados socialistas portugueses 4 abstiveram-se; justificaram a sua posição, ou falta dela, dizendo, e cito:

"A resolução introduz um precedente contra os valores europeus que é o apelo à supressão de liberdade de expressão no espaço europeu"
"Esta classificação arrisca condicionar negativamente o futuro” e "mistura crimes de guerra que devem ser julgados como tal, dentro da moldura definida no quadro do Direito Internacional, e os actos de terrorismo. É um caminho perigoso que pode colocar em causa o devido julgamento dos crimes de guerra"
E a parte que tal vez classificaria como a minha preferida:
"A resolução segue a linha política definida pela direita no Parlamento Europeu com o objectivo de inviabilizar qualquer negociação diplomática."

Aparentemente a madama deputada ignora que os apoiantes de Putin na Europa são exactamente aqueles que nunca apoiariam esta resolução, começando em Berlusconi, passando por Le Pen e continuando por Urban, que dá uma no cravo e outra na ferradura porque as finanças por lá também não andam nada bem. Se estes apoiantes do Kremlin não são a direita vou ali e já venho. Adiante.

E...

Essa da "negociação diplomática"...
Não chego a perceber se é mera ingenuidade se absoluta estupidez, sei que não cola por lado nenhum. Nada levará a Rússia à mesa das negociações diplomáticas senão a inegável derrota de Putin - na Ucrânia e na Rússia.
Nem Zelensky se fica por menos, com toda a razão.

Os dois euro-deputados do Bloco de Esquerda também se abstiveram porque: "a resolução é inútil do ponto de vista do apoio à Ucrânia e contraproducente do ponto de vista da luta por uma paz justa. Como dizia a senhora minha avó "os anjos que te respondam porque os serafins foram à carqueja". 
Fofos... Ide à carqueja... Ide.

Os dois do PC votaram contra, claro está, claro estava; nem percebo o que estão a fazer naquele antro do Parlamento Europeu, presumo que sejam da "resistência". Deixá-los.

Ressalve-se a coerência.... Registe-se também... 
Em Fevereiro os mesmos 2 BE + os mesmos 2 PC, abstiveram-se e votaram contra, respectivamente, a proposta da Comissão Europeia para a concessão de assistência macrofinanceira à Ucrânia, através de um pacote de emergência no valor global de 1,2 mil milhões de euros.
A resolução foi aprovada por larga maioria com 598 votos a favor, 55 contra e 41 abstenções.

Quem nasce torto...

Em resposta a Rússia fez um ataque informático ao Parlamento Europeu. 

E mais não digo porque não quero descambar e a vontade assalta-me


.

VIAGEM IMPREVISTA

O caos (também) tomou conta do Reino Unido

O ministro das finanças é, neste momento, o primeiro-ministro in factum 

(A primeira-ministra era a "oficial às ordens" da London Stock Exchange)

Esta manhã, quando decorria a primeira reunião da totalidade do governo, após a mudança do ministro das finanças, para tomada de várias medidas orçamentais, entre as quais o decréscimo dos orçamentos dos ministérios incluindo o da Defesa, o ministro da Defesa, Ben Wallace (ex-militar, foi ministro de Estado para a Segurança e, posteriormente, da Defesa no governo de B. Johnson transitando para o de Liz Truss) partiu para Washington "secretamente", numa viagem "de última-hora", não prevista nem anunciada, para se encontrar com Lloyd Austin, ministro da Defesa dos EUA, e com vários oficiais da Casa Branca e do Pentágono

Segundo James Heappey, vice-ministro da Defesa britânico, as conversações versaram sobre "preocupações de segurança partilhadas" incluindo a Ucrânia e a Rússia 

Heappey adjectivou as conversações como "beyond belief", sugerindo que problemas particularmente sensíveis e sérios foram discutidos

"There are conversations which frankly you don't want to have over the telephone."

Alguém, pertencente ao governo britânico, quando questionado sobre a razão da intempestiva viagem do seu colega da Defesa respondeu:
"He went because the mad man has got nukes"
 
Já agora...
Como tem sido noticiado a NATO deu início, ontem, 17 Out., aos seus exercícios militares de simulação nuclear, programados desde antes do início da guerra na Ucrânia
A Rússia deu início a exercícios similares a 14 Out. e irão prolongar-se até dia 21; Não foram previamente programados e o seu exercício nuclear anual já tinha tido lugar em 2022, 

E...
Marcando a abertura dos exercícios russos, no passado 14 Out. , foram detectados fragmentos de um rocket russo a nordeste da Ilha de Bear (norueguesa); 
O ministério da Defesa russo reconheceu que no dia 14 foi lançado do Cosmódromo de Plesetsk , a 800km de Moscovo, o satélite (?) Kosmos-2560 posto em órbita por um rocket Angara. O que é, para que é este satélite? Parece não ser claro... Será um satélite espião com câmara de alta resolução. Sim, e mais? Pois, não sei...

Dormides bem, sonhai com os anjos


É SÓ SAÚDE!

Um tipo ter cara de parvo não constitui prova de que seja parvo

A empresa Manuel Pizarro Consultadoria, Lda., foi criada em Março de 2018 por Manuel Pizarro, actual ministro da Saúde, que detém 70% e é o seu único gerente, e por Artur Rocha Viana, que detém os restantes 30%.

Os serviços de consultadoria técnica e de aconselhamento são prestados nas áreas da saúde e áreas sociais relacionadas com a saúde.

Vai o tipo com uma enxuta cara de parvo e diz ao jornalista:

«Essa empresa não tem actividade desde Março de 2020 e está a ser dissolvida»

Ora de Março de 2020 a Março de 2022 vão 2 anos, 24 meses portanto; de Março de 2022 a 10 de Setembro, quando o tipo tomou posse do ministério, vão mais 6 meses, quase 7 menos 12 dias. Caramba, dá para ter 3 filhos e mais um quase a nascer... Mas não dá para dissolver uma empresa - com um sócio supra-maioritário da qual é o único gerente.

Não é ilegal ter uma empresa sem receitas, nem ilegal é apresentar despesas nessas condições. Mais, tem direito aos seus reembolsos. Sim mas eu comecei por dizer que um tipo ter cara de parvo não constitui prova de que seja parvo

O que é objectivamente ilegal é

«2 - O exercício de funções em regime de exclusividade é incompatível com quaisquer outras funções profissionais remuneradas ou não, bem como com a integração em corpos sociais de quaisquer pessoas coletivas de fins lucrativos»


«1 - Os titulares de cargos políticos e de altos cargos públicos exercem as suas funções em regime de exclusividade»

(Lei n.º 52/2019, 31 Julho - Aprova o regime do exercício de funções por titulares de cargos políticos e altos cargos públicos)

Em 2021, sem actividade e sem receitas, foram apresentadas despesas de fornecedores e de serviços externos no valor de 10.217 euros; Em 2020, com actividade apenas entre Janeiro e Março, as despesas foram de 17.698 euros com receitas de 26.000 euros.

Convenhamos que o tipo é esfoçado; quando, duas semanas após ser ministro se apercebeu de repente de que é casado com a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, bem se esforçou por dar aquele ar sério que se impõe (ou que era suposto impor-se) e, para não violar o Código de Conduta do Governo e o Código do Procedimento Administrativo apressou-se a delegar competências na secretária de Estado da Promoção da Saúde.

Até parece que o estou a ouvir sobre as competências delegadas: 
" Ah isso não é nada comigo nem sei nada do assunto, a senhora secretária de Estado é que sabe"

Não, ter cara de parvo não constitui prova de que um tipo seja parvo

5 DE OUTUBRO É COMO OS CHAPÉUS, HÁ MUITOS, SEU PALERMA!

Hoje é feriado e resolvi dedicá-lo à comemoração da preguiça; poderia dedica-lo à comemoração da fundação do meu país mas grande parte, direi a maior parte, dos meus compatriotas considera isso da "fundação de Portugal" assunto de somenos importância, uns quantos degraus abaixo da implantação, revolucionária e nunca referendada, de um regime. 

Hoje é dia de preguiçar, não vim para aqui discutir aceitações tácitas, já me habituei.

Hoje vim, preguiçosamente, copiar dois excertos de textos que por aqui publiquei há tempo suficiente para lhes poder chamar "vintage" livrando-os do estatuto de "trapos" e ressalvando-lhes a actualidade e poupando-me a exercícios de coerência mental

E pronto, não digo mais nada para não cansar os dedos, vou comer um portuguesíssimo e principesco jantar, daqueles que os republicanos (também) gostam mas hoje, do meu, não comem

-----------------------<0>-----------------------

REAL GANA: 5 DE OUTUBRO, QUEM O QUER CHAMA-LHE SEU - 6 Out. 2011

.../... Mas o que eu gostei mesmo que Aníbal tivesse dito, a coroa de glória do discurso "República 2011" foi:


                            É preciso "reinventar o espírito republicano"

Não sei bem o que Aníbal tinha em mente quando disse isto; não sei bem qual a interpretação que os seus ouvintes, o povo português, terá feito mas pergunto-me se o que Aníbal quis dizer foi que é necessário repor o "espírito republicano" em prática, na rua, e...

Bem, 100 anos depois, mais ou menos integrados na Europa, mesmo que a forçar caminho com os ombros, já estamos um bocadinho mais civilizados... já não será necessário desatar aos tiros no Terreiro do Paço para pôr o "espírito republicano" em prática; bastará talvez chegar a Belém e dizer ao dono da casa que faça o favor de pegar na família e regressar à Travessa do Possolo que a chefia do Estado irá regressar ao Palácio da Ajuda - sem eleições, ou consultas, ou referendos, apenas será assim porque uns quantos assim o decidiram em nome do bem do povo, dentro do melhor espírito, e pratica, do republicanismo português.

Era isso Aníbal? Hum...

E faço o favor de não dizer mais nada sobre o tal discurso, de não citar mais nada porque, como as palavras são como as cerejas, ainda acabaria a ofuscar as boas razões subjacentes e a lembrar-me de um tipo que usava botas, e chapéu preto, que também defendia em voz esganiçada que os portugueses "cultivassem estilos de vida baseados na poupança e na contenção de gastos desmesurados" e que "revisitassem o seu país e aí encontrem paisagens esquecidas e um património histórico".

Só essa do "património histórico" é que não convém muito lembrar, não vá a malta, republicana e/ou monárquica, não interessa, a malta portuguesa, um destes dias lembrar-se de que era giro, cultural e histórico comemorar o 5 de Outubro... de 1143, o nascimento do nosso país.
Deixem-se lá disso, guardem o orgulho nacional para os jogos da Selecção, se for possível, para o resto os "100 anos de república" chega.»




«.../... Com o 5 de Outubro passa-se o outro tanto: comemora-se, em feriado consagrado, a implantação da república.
Cem anos depois dessa implantação comemora-se uma república corrupta, sulcada profundamente pela injustiça, criminal e social, recheada de incompetência, autoritarismo de várias espécies, promessas demagógicas, rebaldarias governativas, repressões diversas e por aí fora. Do bom que houve nada sugere que não adviria em monarquia, claro que sim, não foram consequências de regime mas fruto da evolução dos tempos, deixemo-nos de tretas.

Pessoalmente, e sei que não estou em maioria, quando chega o 5 de Outubro prefiro recordar a fundação de Portugal - se há algo a consagrar que seja o germe, a concepção que gerou Portugal, a nação individual e diferente de todas as outras o. E que foi grande, influente, aventureira, corajosa, orgulhosa, inovadora. Foi... Hoje é uma sombra preguiçosa e conivente que disfarça a vergonha na arrogância, na inconsciência, na amoralidade.

Como é óbvio há muito quem pense que não vale a pena estar a gastar um feriado com tais valores, recordações e sentimentos.
Tenho frequentemente ouvido, a propósito da não comemoração da fundação de Portugal a 5 de Outubro de 1143, já "têm" o 1º de Dezembro.

Já têm? "Têm"? Quem, "eles"? Não "nós"?

Não comento, as ilações são claras - e se acaso não forem para alguns não seriam os meus comentários que valeriam a compreensão da gravidade e consequências de tal mentalidade. Seremos, segundo creio, o único país, dito civilizado, que não consagra um dia à sua fundação substituindo-o pelos festejos da implantação, imposta, de um regime. É notável.

Ah mas também há o 10 de Junho... É o dia de Portugal... Não me gozem! O 10 de Junho, anteriormente dedicado a Camões, aquele que consagrava a língua portuguesa no mundo, foi depois partilhado com os povos de língua oficial portuguesa. Seja. Pronto, é bonito. E heis-nos chegados aos "bué", e outras aberrações, nos dicionários da língua portuguesa. Daí a este crime sem nome que é o "acordo" ortográfico foi um saltinho. "Deixa-me rir, essa história não é tua..."».../...


IN MEMORIAM - THE QUEEN

Excerto do discurso do Arcebispo de Cantuária 
na abertura da cerimónia de Funeral de Estado da 
Rainha Isabel II 

«The pattern for many leaders is to be exalted in life and forgotten after death. The pattern for all who serve God – famous or obscure, respected or ignored – is that death is the door to glory." 

Her late Majesty famously declared on a 21st birthday broadcast that her whole life would be dedicated to serving the nation and Commonwealth. Rarely has such a promise been so well kept! 
Few leaders receive the outpouring of love that we have seen. 

People of loving service are rare in any walk of life. Leaders of loving service are still rarer. But in all cases those who serve will be loved and remembered when those who cling to power and privileges are long forgotten.»
Justin Welby, Arcebispo de Cantuária - Abadia de Westminster, 19 Setembro 2022
«O padrão para muitos líderes é ser exaltado em vida e esquecido após a morte. O padrão para todos os que servem a Deus - famosos ou obscuros, respeitados ou ignorados - é que a morte é a porta para a glória". 

A falecida Majestade declarou, durante uma famosa emissão de rádio no seu 21º aniversário, que toda a sua vida seria dedicada a servir a nação e a Commonwealth. Raramente uma tal promessa foi tão bem cumprida! 
Poucos líderes recebem a efusão de amor que temos visto.  
As pessoas de serviço amoroso são raras em qualquer caminhada da vida. Líderes de serviço amoroso são ainda mais raros. Mas em todos os casos aqueles que servem serão amados e lembrados enquanto aqueles que se agarram ao poder e aos privilégios são há muito esquecidos.»
--------------------------- < O > ---------------------------

TRÊS FOTO-VIDEOS

 ------- THE QUEEN IS DEAD
 

------- FUNERAL


------- JUBILEE






A GRAVIDADE DA QUEDA

   Há muito quem ache que Passos Coelho era mau...  Sob o regime da troika, para cuja intervenção não contribuiu nem um bocadinho -  haverá que lembrar pois há muito quem o tenda (a querer) esquecer -  no que tocou às pensões cortou 600 milhões 

Agora Costa corta 1000 milhões nas pensões... 
Mas Costa é um gajo porreiríssimo
(e o ministro das finanças é um gajo porreiraço)

Não me alargo sobre o tema, há muito que desisti de levar este país a sério. 
Esta coisa tem vindo a progredir para um sítio onde tudo se proíbe de acordo com regras de minorias que se consideram muito "prafrentex"; um sítio onde "cidadão" deixou de ser prioritariamente alguém com direitos, liberdades e garantias para passar a ser um poço de deveres prioritariamente fiscais; um sítio onde as gentes estão fartas, fartinhas, fartíssimas e fingem sistematicamente a sua satisfação de alminhas felizes mas, à primeira oportunidade, caem no insulto, na agressão, num puxar de galões de aviário; e o pior, um sítio nivelado por baixo onde tudo o que está acima é alvo de chacota, de crítica destrutiva, de queda em desuso. Em queda.

Somos a prova social da lei da gravidade

Pelas razões acima sumarizadas, e outras, perdi o hábito de me debruçar sobre as politiquices nacionais mas sub-repticiamente acontecem coisas tão escandalosas que, por mais que tente, não consigo ignorar.
Neste âmbito caiu-me hoje ao colo um artigo que espelha bem a falsidade das últimas acções de marketing económico do Costa, os barretes que estão a ser enfiados nas permeáveis cabecinhas dos crédulos e dos incautos. Essa lenga-lenga do "Pacote"... Não peca por ser curto, peca por ser mentira, uma peneira feita à pressa para tapar um Sol que já nos caustica.

Deixo um apanhado, curto e claro, mais não vale a pena dizer.
«Corte de mil milhões de euros nas pensões. Mudança das regras de cálculo das mesmas. Aumentos de 2% na função pública em 2023 (com a inflação nos 7,4%). Insustentabilidade do sistema de pensões…
Isto diz-lhe algo? De repente parece que o país foi transportado para o período 2011-2014, quando a troika veio tirar a República da 3.ª pré-bancarrota. Bem-vindos à austeridade, versão António Costa. O mesmo Costa que passou sete anos a prometer não mais sujeitar os portugueses a medidas difíceis… O mesmo Costa que garantiu sempre que era possível evitar a bancarrota de 2011 sem cortes de salários e pensões.
Vejamos o caso das pensões. Costa disse sempre que nunca faria cortes nas pensões. E atirou-se com unhas e dentes à “promessa” de Passos Coelho, de cortar 600 milhões que, segundo a troika, era necessário para garantir a sustentabilidade do sistema. Agora é o mesmo primeiro-ministro que vem dizer que se se mantivessem as regras da lei de Vieira da Silva, a despesa permanente das pensões subiria dois mil milhões. Aumento que, segundo Costa, é insustentável.»
Camilo Lourenço -  in Jornal de Negócios - 13 Set. 2022

.

WE WILL MISS YOU MA´AM


 

É OBRA CARAMBA!


Terça-feira, 6 de Setembro, o RB Leipzig, da Alemanha, e o Schachtjor Donezk, da Ucrânia, defrontaram-se num jogo a contar para a Champions League, em Leipzig

O jogo terminou com um, provavelmente inesquecível, 4 - 1 a favor do Donezk

Eu quero lá saber da Champions League (embora a vitória do Sporting sobre o Frankfurt hoje me tenha dado uma tranquila alegria) não são "os futebois" que me trouxeram até aqui;

O que me trouxe aqui é o respeito que não posso deixar de sentir pela fibra de um povo que não desiste, trata a dificuldades por tu e continua em frente como se nada de aterrorizador se estivesse a passar

- O Schachtjor Donezk não joga em casa desde 2014, ano da evasão russa
- Perderam os seus jogadores-estrela
- Encontram-se a viver em Kyiv em condições obviamente complicadas
- Os seus treinos foram reduzidos ao mínimo essencial
- A sua alimentação está longe de ser a ideal para atletas de competição
- Os seus jogos "em casa", no âmbito da Champions, têm lugar na Polónia uma vez que a UEFA proíbe a realização de jogos em países em estado de guerra
... e mesmo assim conseguiram dar um bigode ao Leipzig, que jogava em casa e que tinha vencido o Atlético de Madrid

É OBRA CARAMBA!

PS - Ambas as equipas dedicaram o jogo às forças armadas ucranianas.




QUEM TRAMOU A DARYA DUGINA?

Pois eu sei que isto - aí no vídeo mais abaixo - não prova nada; nem nega, bem pelo contrário, senão vejamos...

Quando, 24 horas depois do atentado que matou Darya Dugina, filha do actual Rasputin do Kremlin, os serviços secretos russos tinham um relatório prontinho, que foi de imediato trazido a público pela porta-voz do Ministério das Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, classificando o atentado como “terrorismo de Estado” operado pela Ucrânia

Vários militares em vários canais televisivos mostraram a sua estupefacção...
Um oficial dos serviços secretos britânicos explicou:
«Não é possível em apenas 24h após um atentado deste tipo reunir todo o material a ser analisado, transportar e classificar as provas, reconstruir engenhos, fazer as análises e testes, obter os resultados e elaborar um relatório oficial. Que as conclusões a apresentar, e até o próprio relatório, estivessem prontos no dia seguinte não me espanta, o que me espanta é que profissionais experientes tivessem caído neste erro de teenager precipitado; se tivessem esperado mais um pouco teriam conseguido dar a esse relatório um mínimo de credibilidade.» 

No dia seguinte um ex-director da CIA, o general Michael Hayden, fundamentava e expunha uma opinião idêntica ressalvando que, do ponto de vista técnico e prático esta acção não deixava dúvidas de estava organizada e executada por alguém experiente e bem coordenada, um grupo militar ou para-militar, não por uma senhora que teria vindo da Ucrânia para praticar um acto terrorista acompanhada pela filha de 12 anos

Horas depois um ex-deputado da oposição no parlamento russo, Ilya Ponomarev, dizia a quem o quisesse ouvir que o atentado foi executado pelo Exército Nacional Republicano Russo. E não só disse como o apoiou nas suas acções subindo assim muitos degraus na lista do Kremlin de pessoal a abater. Rapidamente.

Alguns jornais, como por exemplo o "Expresso", por pressa em fazer uma publicação ou mera incompetência de investigação, na melhor das hipóteses, apressaram-se a pôr em causa as declarações de Ilya Ponomarev fundamentalmente porque "nunca ouviram falar de tal organização. É curto. Muito curto

«Mas tal grupo nunca tinha sido mencionado até então, nem há provas de esta organização antiputinista seja real.»   in "Expresso"- 23/08/22

Pois, mas é real 
(e quem não sabe beber... não bebe
e quem não sabe escrever "anti-Putin" não devia escrever, de todo)

Outra versão bastante mais cingida aos factos:

Ex-Russian MP claims Russian partisans responsible for Moscow car bomb

Speaking in Kyiv, Ilya Ponomarev alleges bomb that killed daughter of Putin ally was work of underground group - in "The Guardian"- 21/08/22

Depois apareceu outra teoria, engendrada em congeminações que lembram as mais corriqueiras teorias de conspiração, segundo a qual teria sido o próprio FSB a praticar o acto.
Está bem, mas há umas nuances que têm de ser ressalvadas; uma coisa é o FSB, outra são os membros do FSB.

Vejamos:
Quem colocou o TNT teve acesso ao carro, ou antes do Festival dos fofinhos ou, mais provável, durante o Festival dos fofinhos. Ok, bate certo, (alguns membros dos) serviços secretos russos estariam numa posição privilegiada. Mas expliquem-me por favor por que é que isto exclui o Exército Nacional Republicano? Ou não é absolutamente possível, mais-do-que-possível, que membros do FSB tenham aderido ao ENR, fartinhos do Putin, do seu Rasputin privado e de mais meia dúzia de loucos que fecham o círculo? 
Até aqui os factos não indicam que membros do FSB tenham estado envolvidos, para além da oportunidade e facilidade, mas se for o mais-do-que-possível caso, pessoalmente acho uma graça acrescida, dificilmente haverá pesadelo mais assustador para o paranóico Putin 
Fiquemos por aqui e deixemos as teorias aos sábios analistas políticos 

A transcrição do Manifesto do "Exercito Nacional Republicano Russo apareceu do dia 22 deste mês na plataforma "Telegram" e, no mesmo dia, foi publicado o vídeo, que aqui deixo, no "YouTube", no "Twitter" - onde foi transcrito - entre outras plataformas. Nos grandes canais internacionais ainda não apareceu (que eu saiba) porque, como é óbvio, as fontes têm de ser independentemente verificadas antes de ser noticiadas. E há fontes que não autorizam a sua verificação por razões igualmente óbvias: Aquilo que sabe a CNN, a BBC, o The Guardian, o Washington Post ou a Al Jazeera, o Kremlin não demora a saber, ou já sabe

Tirai as vossas conclusões, a mim parece-me o prólogo do fim, que vem logo após o epílogo do princípio




WELL DONE JOE!

 Há muito quem tome Joe Biden por parvo; será?

Achar que os outros são parvos é uma forma fácil de nos sentirmos espertos, fácil mas pouco acurada. Há muito quem o seja, não falta por aí é gente meia-parva, completamente parva e parva só às vezes mas o que caracteriza a parvoeira não é aquilo que vemos em Biden e que leva, de forma algo leviana ou meramente pré-concebida, a inseri-lo nesse largo grupo.

Biden tem uma maneira de falar um tanto arrastada que por vezes o faz parecer lento, hesitante...  Joe teve um problema sério de gaguez quando era novinho, que controlou com perseverança e coragem, mas a coisa está lá. Também tem as emoções à flor da pele e frequentemente  diz o que lhe vai na cabeça num disparo de rajada; como todos sabemos, palavras impensadas nem sempre ajudam. Além disto já não é um menino mas ser idoso nunca foi sinónimo de "estar parvo", como tanta gente toma por certo. A verdade é que ninguém nasce ensinado e a aprendizagem, geradora de sabedoria, não tem limite de idade, creio que bem pelo contrário.

E era aqui que queria chegar para daqui partir.

Biden pode parecer parvo mas é sabido, muito sabido. E sensato. E nunca desiste.

E experiente, muito experiente.

Estreou-se com 29 anos no Senado, uma casa composta quase por definição por cabelos brancos ou mensalmente pintados e por lá trabalhou de 1966 até 2009, quando se tornou vice-presidente dos EUA (2009/2017). Esteve 8 anos no Comité  Judicial do Senado. Esteve 12 anos no Comité de Política Externa do Senado - um painel legislativo e conselheiro permanente  estabelecido pelo Congresso e pelo Senado e o único com poderes para delinear e deliberar tratados e outras formas de lei;  em ambos os casos presidiu ou foi líder de grupo, consoante o partido democrático estivesse em maioria ou minoria. Tem uma experiência diplomática incomparável e lidou com alguns dos mais difíceis líders e conflitos mundiais.

Tomá-lo por parvo será muitas vezes um dos maiores favores que lhe serão feitos e meio caminho andado para levar a sua avante. Se se concorda ou não com o que ele  pretende é outra questão mas não o subestimemos, Joe é um tipo esperto e perseverante tocando as raias da teimosia com um ar ingénuo.


No meu post de há 5 dias, «Nancy e os "chips", que fique claro» versava sobre as razões que levaram Nancy Pelosi a Tawain; obviamente não vou voltar ao assunto, está mesmo aí abaixo e bem claro. Há 5 dias dizia eu da vital importância dos "chips", dos semicondutores. Quando digo vital estou a ser literal: no mundo de hoje, e de amanhã, é uma questão de vida ou morte

Pois bem, Nanci deixou Taiwan, e as visitas à TSMC, na passada quarta-feira dia 3;  
Esta terça-feira, 9, Biden assinou o “CHIPS and Science Act”.
A lei que dedica quase 53 mil milhões de dólares ao investimento, produção e desenvolvimento de pesquisa de semicondutores e 200 mil milhões de dólares averbados nos próximos 10 anos. Mais... Passou a ser proibida a exportação para a China de material e equipamentos para o fabrico de chips de 14 nm, dificultando drasticamente a vida à principal fábrica de chips chinesa, a SMIC, assim como às fábricas em solo chinês da TSMC, o "monstro" dos semicondutores nascido e radicado em Taiwan"
Entretanto para 2025 está programada uma total reviravolta do tipo de chips a invadirem o mercado: passarão a ser de 2nm, com uma potência avassaladora, produzidos pela TSMC e, tudo indica, pela Samsung, ambas actualmente a investir fortemente em solo norte-americano

Os chineses não gostaram... Segundo o porta-voz dos Negócios Estrageiros a China considera a nova lei :
«Uma ameaça ao comércio e um ataque aos negócios chineses». 
« Vai interromper o comércio internacional e distorcer as cadeias globais de fornecimento de semicondutores» 
E... «A China opõe-se firmemente»



Mr President, 
I drink to that

Well done Joe !

NANCY E OS CHIPS, QUE FIQUE CLARO

 Ah e tal, a Nancy Pelosi pode ter uma posição muito digna na defesa dos direitos humanos contra a China, no apoio da democracia independente em Taiwan, mas não precisava de ter ido provocar o governo chinês teimando numa visita à próspera e liberal ilha que tanto lhes provoca o apetite. 

Muito menos numa altura destas... Que teimosia!
Sim numa altura em que o poder militar ocidental está a braços com a defesa da Ucrânia, dos países bálticos, das vizinhanças ameaçadas e das ameaças que não estão nas vizinhanças. 
Hoje em dia já nada é longe.
E a crise económica. E energética. E a recuperação pós-pandémica. E...

Não venho aqui defender a Nancy, nem ela precisa. Aliás a verdade é que não é senhora de fazer grandes démarches em sua defesa, quando não engole o discurso rasga-o publicamente e vai tranquilamente à sua vida, como é sabido.

Venho aqui porque já me enjoa o discurso de "colocou em risco um equilíbrio instável" ou, como é afirmado num lamentável artigo no "Expresso", "Taiwan, China, Estados Unidos – e o risco crescente de uma guerra mundial depois da visita de Pelosi". Tenham medo, tenham muito medo!!!

Não basta olhar para a cenografia, é preciso pensar, conjugar factos e relaciona-los em profundidade; a cenografia é conversa necessária e jogo de bastidores com as peças que devem vir a público. 
Faz hoje, dia 5, exactamente três semanas que, no Fórum de Segurança de Aspen, EUA , William Burns, o director da CIA, disse que a tentativa de tomada de Taiwan pela China não é uma questão de "se" mas de "quando e como". 

Richard Moore, director do MI6, disse a quem quis ouvir nesse mesmo Fórum que a China é a preocupação nº 1 dos serviços
secretos britânicos e acrescentou que é fundamental, para travar um conflito armado em Taiwan entre o Ocidente e a China, que as democracias liberais explicitem sem margem para dúvidas as consequências de tal acção: «É importante que o Presidente Xi, quando faz cálculos sobre o que poderá ou não fazer em relação a Taiwan, olhe para o que pode correr mal se ordenar uma invasão mal calculada. É importante que o lembremos desses riscos».

Deixemos claro que quando decorreu o Fórum de Segurança em Aspen ninguém tinha ainda falado na visita de Nancy Pelosi a Taiwan; deixemos claro que, obviamente, há três semanas essa visita estava já programada e a ser tratada de todos os pontos de vista e mais alguns. 
Deixemos claro que a situação de tensão do ocidente com a China não foi, in any way, shape or form, para usar uma expressão idiomática esclarecedora, despoletada pela visita da presidente do Congresso norte-americano. Quando perguntaram ao presidente dos EUA sobre os riscos da viagem de Nancy ele driblou a resposta dizendo que os militares "não acham uma boa ideia". Reconheceu riscos, não rejeitou a situação e, não se envolvendo, não mexeu uma palha para tentar travar a viagem, que obviamente era fundamental - por mais que os media tenham tentado plantar uma intrigalhada. Deixemos claro.

Deixemos claro também que quando do sua recente viagem ao Japão Biden não se escusou a afirmar que: «Em caso de agressão chinesa os EUA estão dispostos a defender militarmente Taiwan»

Não é preciso ter acesso às informações da CIA ou do MI6 para se ter a noção de que qualquer relação empresarial - meramente comercial ou de produção - com chineses é uma relação com o governo da China, sem tirar nem pôr. A grande invasão chinesa é económica e tecnológica, os chineses não são russos... E também ainda não deixaram cair a Rússia mesmo que não a tragam ao colo...
 
Então e o que foi Nancy Pelosi fazer a Taiwan?

Foi afirmar o apoio dos EUA? Foi
Foi marcar uma posição de defrontação com a China? Foi
(Defrontar é antónimo de recuar, que fique claro)
Foi a bem das democracias e dos Direitos Humanos? Também foi. 
Xi não lhe acha graça como não achou quando ela se manifestou contra a repressão e pelos direitos humanos na China após Tiananmen

E pronto? 
Não, nem perto.

E visto de mais perto?

TSMC - Taiwan Semiconductor Manufacturing Company

A TSMC detém o domínio global do fabrico e exportação de semicondutores, simplificando, chips.
Os chips são actualmente a espinha dorsal E O CÉREBRO da sociedade; todos os computadores, todos os aparelhos electrónicos têm um, toda a inteligência artificial depende deles, ou seja, da economia, aos militares, da saúde à comunicação, etc., etc., etc., está tudo "chipado".
Se há coisa que a guerra da Rússia com a Ucrânia pôs em evidência é que uma das maiores consequências dos embargos à Rússia foi a repercussão da falta de acesso a chips na degradação do armamento; os russos estão a usar chips de máquinas de lavar roupa e loiça em material bélico de artilharia e não só.

Não quero, nem vale a pena, alargar-me sobre o assunto, há uns excelente artigo sobre Taiwan, Chips e Geopolítica para o qual deixo AQUI o link; embora tenha sido escrito no final de 2020 é do melhor que se publicou sobre o assunto. 
A TSMC é a fornecedora exclusiva para IPhone, computadores Mac e vá-se lá imaginar mais o quê... Está a construir uma fábrica  no Arizona - um investimento de 12 biliões de dólares - projectada para estar a produzir em pleno em 2024. A Samsung, sul-coreana, está a criar uma "cidade-fábrica" no Texas - um investimento de 17 biliões de dólares - para estar a funcionar em 2026 

Sim a Nancy visitou a TSMC em Taiwan. 
Sim a Nancy foi à Coreia do Sul; 
Sim a coreana Samsung usa semicondutores da TSMC .

Deixemos a Nancy em paz, ela está a fazer-nos um enorme favor (a menos que tenhamos os olhos em bico ou desejemos ter)

Ficou claro?

EM POUCAS PALAVRAS, ESTAMOS EM GUERRA

O novo chefe do Estado-Maior do Exército britânico que assumiu funções na semana passada, o General Sir Patrick Sanders, no dia 16 último difundiu uma mensagem através da intranet do ministério da Defesa britânico num tom pouco usual, mas não surpreendente, nas comunicações que chegam a público;
Se tivermos em conta que em Março do ano passado o governo (ou lá o que é aquilo) britânico anunciou o seu plano para diminuir o número de efectivos nas Forças Armadas do Reino Unido - que pretende que seja de 72 500 em 2025 - torna-se (ainda mais) evidente um "conflito de interesses" entre governo e militares; Uns precisam dar a volta à economia, que vem coxeando em "modo post-brexit" e nesta altura se move com crescente dificuldade; os outros têm por dever e missão a defesa militar do Reino Unido, dos seus aliados e, não esquecer, do garbo das tropas britânicas e estão-se positivamente nas tintas para o pessoal do "Pub No10" de Downing Street. 

Para abreviar  vejamos um apanhado da mensagem de Sir Patrick Sander :

«Russia's invasion of Ukraine underlines our core purpose - to protect the UK and to be ready to fight and win wars on land - and reinforces the requirement to deter Russian aggression with the threat of force.

The Army and allies must now be "capable of...defeating Russia.

The world has changed since the 24th February and there is now a burning imperative to forge an Army capable of fighting alongside our allies and defeating Russia in battle.

The goal is to accelerate the mobilisation and modernisation of the Army to reinforce Nato and deny Russia the chance to occupy any more of Europe… we are the generation that must prepare the Army to fight in Europe once again.»

 

Vá-se lá saber porquê, estas declarações coincidem com as declarações do Secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, publicadas hoje na Alemanha:

«Temos de estar preparados para que isto dure anos, não devemos enfraquecer o nosso apoio à Ucrânia, mesmo que os custos sejam elevados, não só em termos de apoio militar, mas também devido ao aumento dos preços da energia e dos alimentos. Estes custos não são nada em comparação com o que os ucranianos pagam todos os dias na linha da frente»

Os próximos passos para a abordagem de nova política e estratégia quando se considera uma acção conjunta a longo-prazo, serão provavelmente anunciados após a  já próxima cimeira da NATO que decorrerá durante os 3 últimos dias deste Junho

Para bom entendedor bastam poucas palavras

FAIRY TAILS DO EXIST

(but  you  have  to  look  with  your  heart)


LONG LIVE THE QUEEN

And long live Queen

Absolutely A-ma-zing, As-to-ni-shing!!!

Buckingham Palace, June 4, Platinum Jubilee 2022

More: https://www.bbc.com/news/av/entertainment-arts-61693728

A MAQUINETA MARAVILHOSA

 Este é um tipo de post pouco habitual por estas paragens mas decidi escrevê-lo porque hoje pensei: "Se eu soubesse disto há mais tempo...)

Há uns poucos meses, durante este Inverno, entupiu-se o ralo de escoamento do terracinho. Complicado... Água com uns poucos centímetros de alagamento, o céu a dizer "espera aí um bocadinho que já vai chover outra vez" e dois cães, às vezes três, que não se inibem de cumprir as suas vontades.

Atirei-me à net e fui buscando desentupidores rápidos, rápidos era a chave da questão. Após dois ou três telefonemas lá arranjei um "profissional" que viria em pouco tempo começando por 30 euros de deslocação e depois logo se vê o orçamento. Expliquei que a coisa não me parecia complicada de resolver, apenas complicada se não fosse resolvida mas o "profissional", obviamente patrão, não se comoveu e insistiu que só vendo faria um orçamento. Pois é sabido que a necessidade faz a sujeição.

Já chuviscava outra vez e anunciava-se uma noite de chuva forte... Está bem, se em menos de uma hora está cá, venha de lá

Uma hora e pouco depois ligou-me um sujeito dizendo que tinha chegado; apareceu-me um peso-pesado com um saco de ginásio numa das mãos e uma maquineta leve na outra. Foi analisar o imbróglio, abriu a água da mangueira, fechou-a e disse com ar de cirurgião vascular: "Ora são duzentos-e-não-sei-quantos-euros" (muitos, na prática eram 300)

Kêêê?!?!, esganicei eu incrédula. Pois minha senhora, é o valor de tabela, dizia ele sem me olhar nos olhos. Tive um difícil momento de introspecção: 30 euros da deslocação + uma noite de chuva + um terraço a virar esgoto... Está bem, isso é um abuso mas eu preciso do serviço e o seu patrão conta com isso. Avance lá...

Fiquei ali especada a observar a cirurgia vascular. O peso-pesado adaptou uma borracha ao ralo, ligou a maquineta que tinha na mão, fez 4 ou 5 disparos de gatilho e em menos de três minutos resolveu o berbicacho. Eu estava atónita!
Peço desculpa mas eu quero corrigir-me, isso não é um abuso, é um roubo. O senhor não terá culpa mas o seu patrão é um mestre do assalto ao enrascado;  a mim ninguém me ensinou a sacar 300 euros em menos de três minutos. Pois... mas é o preço da tabela, dizia o peso-pesado quase a meter-se pelo cano abaixo.

Vou lá dentro buscar o dinheiro, passe-me uma factura se faz favor... Hhaaa, com factura tem de acrescentar o valor do iva... Ia-me dando uma coisa! Números redondos 370euros. Devo ter mudado drasticamente de cara porque o peso-pesado deu dois passos para trás

Já à saída da porta, aparentemente encolhido sob a carga da minha assertiva respinguice em que a palavra roubo fazia de pontuação,  o  peso-pesado pedia desculpa, dizia que não podia fazer nada, se a senhora ligasse directamente para mim... Para aquele telemóvel de onde lhe liguei quando cheguei... Percebe o que quero dizer?... Percebo, percebo mesmo muito bem.

 Mais um gajo honesto cheio de vontade de ajudar o próximo...

Mas esta história tem um final feliz.

Ao contrário da minha experiência anterior, que envolvia um profissional com uma guia metálica comprida que utilizava num processo mais desagradável e moroso, aquela maquineta e uma acurada observação motivaram-me a tornar-me técnica  de desentupimentos.
Ainda possuída pela fúria, mal pus o peso-pesado porta-fora, atirei-me ao computador e fui em busca do milagroso utensílio; no essencial trata-se de uma pistola de ar comprimido adaptada à função que tem. Achei e comprei. E guardei para um dia de obstrução

Hoje, quando fui mangueirar o terraço comecei a sentir as botas molhadas... Outra vez!!!
Muito pêlo de cão, muito pó amarelo do Sahara, terra das ventanias e até alpista das lavagens da gaiola dos periquitos.
Empunhei a maquineta, menos sofisticada, sem bateria, e vai disto. Ma-ra-vi-lha! Quatro disparos depois, em melhor tempo do que o "profissional" peso-pesado com ar de cirurgião vascular, a água corria ralo abaixo num gratificante glu-glu. Uma verdadeira sniper da canalização.  

Abençoados 10 euros !!! (sim 10 euros, com iva)

Aos meus amigos com dramas de entupimentos recomendo vivamente por duas razões:
- Primeiro porque é fácil e eficaz
- Segundo porque não lhes vá calhar um gatuno em hora de aflição

Ah se eu soubesse há mais tempo...