::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

SENSIBILIDADE E BOM SENSO

A Concha foi minha colega no liceu, um pouquinho mais nova do que eu não tínhamos grande proximidade diária  mas... Mas a Concha é a irmã mais nova de um colega de turma, de vários anos, o meu amigo Rui (e era sobrinha de um dos meus mais próximos amigos de liceu e fora dele) ; os irmãos mais novos dos nossos amigos são gente sobre quem temos olhos atentos e braços abertos, pelo menos no nosso liceu era assim e com a Concha era fácil, uma ternura de miúda, é ainda um doce de pessoa.

Já não me lembro bem de quando terá sido, creio que pelo início de 2022 (mas posso estar enganada) a Concha começou a publicar umas fotografias de esculturas cerâmicas feitas por ela. Mãe, e avó, de grande família, mulher de armas, de repente transbordou a sua alma inequivocamente de artista. De alguma forma não me surpreendeu, desde sempre que nela se intuí uma sensibilidade muito além da média. 

O seu trabalho, as suas criações, têm um cunho pessoal diferente de todas as outras, são claramente originais na sua essência, não se confundem com cópias, estilos ou remakes e, penso eu, a originalidade é a primeira característica que distingue um artista de alguém com "jeitinho" que tem um hobby; a segunda será a sensibilidade. A Concha pode esbanjar ambas. 
Ainda muito no princípio, face a uma fotografia que publicou, que já não saberei identificar, disse-lhe: "Está na altura de registares a tua marca antes de que comecem a copiar-te". Ela com a mais autêntica humildade respondeu-me: "Achas? Oh... Tu és mesmo minha amiga..." .  Até hoje só não sei onde foi ela buscar a dúvida 😊

Não muito tempo depois, ainda em 2022, creio que em Setembro, a Concha fez a sua primeira exposição, sei que fruto de muito trabalho e garra. Já não me lembro porquê mas não pude ir. Outras se seguiram, algumas há bem pouco tempo mas as bruxas andavam à solta e, com sincera pena, também não fui.

Hoje, dia 14, lá mais para o fim da tarde será inaugurada uma nova exposição de trabalhos seus no Museu do Oriente e por lá ficará até 25 de Fevereiro. Quero lá saber que chovam picaretas, já tarda para lá da demora atrasada.

Passem por lá, aposto que não irão dar o tempo por mal gasto

Sem comentários: