Não saber nada sobre história, não aprender as suas lições, não querer compreender que as mesmas causas, as mesmas acções, geram os mesmos efeitos, tem consequências graves que, frustrantemente, poderiam ser evitadas. Um pouco menos de ignorância e credulidade, um pouco mais de capacidade para juntar factos e daí retirar as mais óbvias conclusões bastaria
A 21 de Março de 1933, Adolf Hitler foi oficialmente empossado como chanceler da Alemanha.
No mesmo dia, perdoou 8.000 nazis que tinham cometido actos violentos, começando pelo golpe falhado de Hitler a 8 de Novembro de 1923.
_______________
(Tradução de excerto do artigo publicado)
<"De acordo com os dados do Departamento de Justiça divulgados no início deste mês, cerca de 1 583 arguidos foram acusados de crimes associados ao motim.
Mais de 600 foram acusados de agredir, resistir ou obstruir a aplicação da lei, incluindo cerca de 175 acusados de usar uma arma mortal ou perigosa ou de causar lesões corporais graves a um agente da autoridade.
Entre os arguidos que viram as suas sentenças comutadas encontra-se o fundador dos Oath Keepers, Stewart Rhodes.
Rhodes, um antigo para-quedista do exército americano e advogado formado em Yale, liderou um contingente de membros da sua milícia a Washington. Esconderam armas num quarto de hotel do outro lado do rio Potomac, na Virgínia, enquanto participavam no confronto.
Rhodes não entrou no Capitólio, mas dirigiu seus membros do lado de fora, e foi condenado em 2023 a 18 anos de prisão.
O antigo líder dos Proud Boys, Henry “Enrique” Tarrio, que foi preso durante 22 anos por conspiração sediciosa por causa do motim.
Tarrio não esteve presente no motim, tendo assistido ao mesmo através da televisão, a partir de um quarto de hotel em Baltimore, depois de ter sido proibido de entrar em Washington, DC, na sequência de uma detenção por posse de armas.
Trump concedeu um “perdão total, completo e incondicional” a todos os (1583) que estiveram envolvidos no motim.">
Ou seja, a legitimização de um assalto violento a um dos três órgãos de poder no qual foram mortos agentes de segurança, outros gravemente feridos ; a legitimização da intenção de enforcar o vice-presidente, e outro tanto para a speaker do Congresso; a legitimização da tomada do poder pela força
Em meia dúzia de palavras: Mata e esfola, invade e destrói, se for a meu favor ficarás impune
Sem comentários:
Enviar um comentário