::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

ÓDIO, MENTIRAS E EGO


 O discurso de Trump nas Nações Unidas... Não consigo comentar... Tudo o que dissesse me pareceria aquém do que pensei enquanto o ouvia; tudo o que dissesse desenrolar-se-ia como excessivo - porque não é só o que ele disse, é como disse e as razões que sustentam o "o quê" e o "como". 

Restrinjo-me a três linhas (e um bitaite factualmente agreste *) sem recorrer a exemplos. O resto fica por breves citações da CNN e BBC

“I’m really good at this stuff. Your countries are going to hell”- "Sou muito bom nisto. Os vossos países vão para o inferno."

Um discurso de ódio, raiva e mentiras, muitas mentiras descaradas, profetizando a desgraça de tudo e todos os que se lhe opõem; uma ode ao egocentrismo desmedido, a inconsciente necessidade de cobrir a sua fragilidade e ineficácia no auto-elogio e no calunioso descrédito alheio. 

Bitaite Factualmente Agreste: Furioso até aos tub.. tímpanos porque lhe estão a lixar o "Trump Golden Resort" em Gaza, Trump falou do «reconhecimento unilateral do Estado da Palestina». Unilateral por 158 Estados dos 193 com representação na ONU? 

----------------- <0> -----------------

In CNN on line - 23/09/2025  -  «Ele (Trump) reconheceu que encerrar a guerra na Ucrânia tem sido mais difícil do que esperava, afirmando que seu bom relacionamento com o presidente russo, Vladimir Putin, não se traduziu em negociações de paz eficazes.

Mas, em vez de direccionar a sua ira para Moscovo, Trump censurou os países europeus por continuarem a comprar produtos energéticos russos.

Disse Trump: "É constrangedor para eles, e foi muito constrangedor para eles quando eu descobri.  Eles precisam cessar imediatamente todas as compras de energia da Rússia. Caso contrário, estaremos todos perdendo muito tempo."

Os países europeus reduziram drasticamente suas compras de petróleo da Rússia desde a invasão da Ucrânia. Dois países, Hungria e Eslováquia, respondem pela maior parte das compras europeias de petróleo russo. »


A opinião de Christiane Amanpour no final do discurso de Trump


«Fiquei realmente abismada com o nível do tom enraivecido que o presidente dos Estados Unidos transmitiu aos seus aliados, principalmente aos seus aliados.

Vamos encarar a realidade.

Se se lembra, no seu primeiro discurso de posse (Trump) falou sobre a carnificina americana.

Este foi um discurso sobre a carnificina global, como ele a vê. Isto, em cada um dos tópicos, foi usado para desferir um golpe de martelo contra quase todas as nações do mundo. Tudo.
Usando o pódio das Nações Unidas para proferir 
teorias da conspiração sobre políticas verdes. Claro que ele está certo sobre a migração descontrolada, ele identificou esse problema.
Mas a maneira como ele fala - « 
Os vossos países irão falhar...»; há muitos países europeus que realmente implementaram padrões europeus em várias migrações que se têm mostrado essenciais ao desenvolvimento e sobrevivência económica desses  países.
Foi um ataque incrível, 
e o que não foi dito, foi como ele iria intervir de facto e usar o poder americano e sua influência, o poder americano único e sua influência, para impedir as guerras que estão acontecendo na Europa e no Oriente Médio. Essas são as maiores questões que assolam o mundo agora, além do clima e certos aspectos da imigração. Mas ele não disse como resolver. Continuou dizendo: «Eu sancionarei Putin quando a Europa sancionar».  Sejamos realistas, os países que compram mais petróleo da Rússia agora são  os amigos mais próximos de Trump, e os aliados mais próximos de Putin: a Hungria de Orbán, a Eslováquia de Fico, e a Turquia de Erdogan. Esses são muito admirados pelo presidente dos Estados Unidos, e estes são os que compram mais petróleo russo agora.

.../...

O próprio Trump expressou impaciência no passado com os líderes israelitas, focados em pôr fim a essa guerra. Mas agora, com base em seus comentários de hoje, não parece que ele esteja impondo quaisquer limites ou qualquer nova pressão sobre Israel para pôr fim a esse conflito, reconhecendo plenamente que, é claro, o Hamas também é um actor importante nisso e é ele quem mantém esses reféns.

Algumas das coisas que ele disse quando estava fora do roteiro escrito encaixavam-se nessa ideia, de carnificina global e teorias da conspiração que condenam ao desastre, ao fracasso. Essas palavras eram dirigidas aos seus aliados.
Digo só mais uma coisa. 
O presidente dos Estados Unidos poderia fazer muita coisa com aliados. É muito, muito difícil para os Estados Unidos tentar alcançar o que o presidente diz que os Estados Unidos querem alcançar sem alianças.

----------------- <0> -----------------

In BBC online, 23/09/2025  -  «Ao longo de quase uma hora, (Trump) criticou seus oponentes e suas ideias, eliminando-os um a um enquanto viajava pelo mundo. Começou em casa, elogiando os Estados Unidos e a si mesmo. Disse que os EUA viviam uma era de ouro e repetiu sua controversa afirmação de que havia encerrado pessoalmente sete guerras infindáveis, algo que, segundo ele, merecia um Prêmio Nobel da Paz. 

(Sete guerras em 7 meses, entre as quais:
Camboja /Tailândia,   Kosovo /Sérvia,   Congo /Ruanda,   Paquistão /Índia,   
Israel /Irão,   Egipto /Etiópia,   Armênia /Azerbaijão)

Trump afirmou que recusa do presidente Putin em encerrar o conflito "não faz a Rússia parecer boa"; que os EUA estão preparados para "impor uma rodada muito forte de tarifas poderosas" para pôr fim ao derramamento de sangue. Mas os países europeus precisam parar de comprar energia russa, alegando que só descobriu há duas semanas que alguns estavam fazendo isso.
Na prática, Hungria e Eslováquia são os únicos compradores europeus substanciais de petróleo russo.  -  Diplomatas dizem que Trump se esconde por trás disso para não ter que impor sanções secundárias à Índia e à China, que compram enormes quantidades de energia russa barata

Portanto, este foi Trump puro e simples; uma defesa dos Estados Unidos e do Estado-nação, um ataque ao multi-lateralismo e ao globalismo, um fluxo de consciência com afirmações questionáveis.»


Sem comentários: