::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

DIA DE PORTUGAL


3 comentários:

Laurus nobilis disse...

Por mim, seria sem dúvida o 1º de Dezembro mas, o que é importante, é que as pessoas sintam qualquer coisa que as una e que sirva de força motriz. Se for o 10 de Junho, que ao menos seja com a Bandeira Nacional legítima... Leia-se, esta!

Alex disse...

O 10 de Junho, há umas quantas décadas, terá sido Dia de Portugal e de Camões; agora é uma coisa estranha que deveria honrar a língua portuguesa celebrando Camões e as comunidades lusas. Esta ideia encontra-se traída por nós, portugueses, e não se honra a língua nem a identidade nacional. Neste último aspecto não tenho a menor dúvida que é o 1º de Dezembro o último reduto da consciência de Nação enquanto entidade social e cultural do nosso povo.
Olhando para a história diria que o dia de Portugal seria muito bem comemorado a 5 de Outubro - evocando o de 1143, claro - quando Portugal nasceu. E que fosse o 1º de Dezembro o dia da Liberdade e da Indepêndência enquanto país soberano e constituinte de uma nação irrepetível. O resto... são percauços no tempo e na historia

Laurus nobilis disse...

Sem dúvida. Concordo plenamente com o 5 de Outubro de 1143; é a data mais lógica e assinala o começo da Grande Aventura. Mas os percauços da história, como diz, não deixam ou não é suposto deixarem. Resta-me, pois, o 1º de Dezembro. Para mim, o dia de Portugal!