::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

ISTO. É. MENTIRA.

O vídeo oficial de publicidade institucional produzido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, que abaixo está disponível, contém o seguinte texto:

«1910 - 2010, a república portuguesa faz 100 anos;

celebramos os grandes ideais:


Liberdade, Igualdade, Cidadania, Democracia

Vamos festejar Portugal nos 100 anos da república»

Honestamente, sem rodeios, sem partidarismos ou sectarismos,
há por aí alguém que, sem demagogia, possa acreditar, e assim explicar, o que é que os 100 anos de regime republicano têm de comum com

Liberdade, Igualdade, Cidadania, Democracia

Inventaram uma mentira parecida com:

VIVA O 25 DE ABRIL DE 1910

_____________________________





Já nem pergunto COMO se pode "festejar Portugal" nos 100 anos da república...
De 1143 a 1910 não valeu, deita fora, apaga, não interessa.


.

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Igualdade??? Aliás, era por isso que as mulheres e os analfabetos não tinham direito a voto... Liberdade??? Era por isso que os padres não podiam andar na rua com as suas vestes...
Aconselho, se me permite, a leitura de um livro publicado no passado dia 30 de Setembro; chama-se, "Nobre Povo".

Alex. disse...

Olá Caríssimo Laurus nobilis!

Pois... Hoje saí vestindo uma T-shirt azul lisa onde se podia ler "Eu quero um rei"; não fiz comício nem me pavoneei, só fui tomar café, soltar o cão, ao supermercado, mas tive variadíssimas oportunidades de constatar o espírito democrático e o respeito pela liberdade alheia de numerosos republicanos. Uns queridos.

Quanto ao "Nobre Povo" está na calha, tenho um enorme respeito pelas analises do J. Nogueira Pinto. Obrigada por não me deixar esquecer.

"Inté"...