::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

OLHA, DESCOBRIRAM A PÓLVORA...

Portugal é o país europeu com mais perturbações mentais
In
"Sol"

«Dois em cada dez portugueses sofrem de perturbações psiquiátricas. Portugal está a aproximar-se dos números dos Estados Unidos, país com maior taxa de doenças mentais do mundo, e a afastar-se cada vez mais dos europeus, escreve o Público.

As conclusões são do estudo sobre saúde mental em Portugal e que se insere na iniciativa mundial dos estudos epidemiológicos da Organização Mundial de Saúde (OMS), coordenada pela universidade norte-americana de Harvard e que envolve outros 23 países, explica o Público.

O estudo português revela que 22,9% dos 3849 entrevistados sofrem de perturbações psiquiátricas, aproximando-se dos 26,3% dos Estados Unidos. Países como Espanha ficam-se pelos 9,2% e Itália pelos 8,2%. Mesmo os países nórdicos, onde a taxa destas doenças é muito elevada, estão abaixo dos números nacionais.

Portugal tem "um padrão atípico" de perturbações psiquiátricas na população
O Público explica que segundo o coordenador do estudo português, Caldas de Almeida, prevalecem as perturbações de ansiedade, as perturbações depressivas, as perturbações de controlo dos impulsos e as perturbações relacionadas com o álcool. »


Portugal tem "um padrão atípico" de perturbações psiquiátricas na população
In
"Público"
_____________________

O país está deprimido, angustiado, ansioso
A economia está em depressão profunda
O Governo é suicída, esquizofrenico, paranoico, mitomano
O Estado é indigigente mas/e megalomano

Mas nada disso tem grande importância porque nós, os malucos, nós, o povo português, ou nos estamos sempre a chorar ou rimos por tudo e por nada (eu sou mais deste último grupo como já terá dado para desconfiar);

Assim sendo, ó bom povo maluco do grupo "muito riso pouco sizo", 'bóra lá dar umas gargalhadas à conta...

«Ainda está para nascer um primeiro-ministro que faça melhor do que eu", afirmou ontem à noite, no Porto, o secretário-geral do PS, José Sócrates. O primeiro-ministro falava perante 150 empresários.»

«O preço do risco da dívida soberana de Portugal é inferior à da Espanha, Inglaterra, Itália e Grécia", sublinhando que é demonstrativo da forma como "os mercados internacionais vêem a economia portuguesa". »

«Falando do actual mandato sublinhou que o Governo "fez o trabalho de colocar as contas públicas em ordem no momento certo, se não o Estado não poderia estar a ajudar ninguém". »

«"Para quem não sabe" que "quando há uma crise económica, as consequências são devastadoras para a economia" e, acrescentou, que Portugal foi o País que "menos ajudou os bancos". »

Momentos de humor oferecidos por:
José, o Socrates, mesmo - Forum "Novas Fronteiras", Julho/2009

«“Não me faltam as forças, nem me falta a coragem para enfrentar
todas as adversidades e estou preparado para lutar com coragem para
que
Portugal tenha uma governação decente, uma governação honesta, uma governação à altura das responsabilidades
do momento e para que os portugueses possam ter aquele Governo que escolheram” »

Também dito por José, o Sócrates, noutro dia qualquer mas também cheio de graça
_________________________

MANIA DAS GRANDEZAS

Pois bem, confesso:
fui eu quem destruiu as Babilónias
e descobriu a pólvora...


Acredite,
a estrela Sírius, de primeira grandeza,
(única no mercado)
deixou-me meu tio-avô em testamento.

No meu bolso esconde-se o segredo
das alquimias
e a metafísica das religiões
— tudo por inspiração!

Que querem?
Sou poeta
e tenho a mania das grandezas...

Talvez ainda venha a ser Presidente da República...

Joaquim Namorado

.


Sem comentários: